Rio Grande do Norte, terça-feira, 30 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 7 de setembro de 2020

LANÇAMENTO EM NATAL DE LIVRO SOBRE ANARQUISMO

postado por Carta Potiguar

Por Francisco Huachalla, da editora Eriom

“A massiva recepção da série “La Casa de Papel”, que apresenta questões, tramas e personagens muito similares aos de “Libertália”, indica que as forças e problemáticas lançadas por Uarpêik estão presentes no “espírito do tempo”, que não cessa de demandá-las.”

LIBERTÁLIA: pirataria anarquista e anarconinjismo“, do potiguar Wagner Uarpêik, apresenta a gênese, trajeto e manifestos de Libertália, uma organização secreta anarquista ousada e peculiar. Como alternativa diante da crise ou fracasso das formas de militância consagradas, os libertalianos propõe o “ativismo ninja”. Como alternativa diante do capitalismo e sua “escravidão” trabalhista, a irmandade reivindica a “piratologia libertária”. A espantosa saga do grupo nos convida a refletir sobre política, luta de classes, conspiração, moralidade, crime, redes sociais, cibercultura e civilização.

Os dilemas e debates propostos por “Libertália” são envolventes, atuais e urgentes, ainda mais agora, quando o fim do mundo, ao menos daquele mundo anterior ao coronavírus, é uma verdade cotidiana. A massiva recepção da série “La Casa de Papel”, que apresenta questões, tramas e personagens muito similares aos de “Libertália”, indica que as forças e problemáticas lançadas por Uarpêik estão presentes no “espírito do tempo”, que não cessa de demandá-las. “Libertália” está sendo traduzido para espanhol, atendendo a pedidos; e já conta com “traduções livres” circulando na Grécia, onde parece ter sido bem acolhida pelos anarquistas.”

O leitor está diante de um livro habilitado para incomodar muita gente. A primeira edição, publicada pela editora Sol Negro em 2017, causou alguma confusão. O autor foi taxado de apologista do crime, perseguidor do anarquismo, e também de ativista disfarçado de contador de histórias. Em entrevistas, misterioso, polivalente, ácido, Wagner deu algumas chaves para melhor compreendermos o motor original da obra. Cedo ou tarde, as camadas desta história ainda pouco conhecida serão escavadas por bons intérpretes, e seus alertas, paradoxos, complexidades e ironias se tornarão mais populares.

O texto desta segunda edição, exclusivamente digital [dando continuidade à transmissão gratuita e não impressa iniciada com Pandemoinhos”], foi revisado e atualizado pelo autor. As alterações se limitaram quase inteiramente aos sinais de pontuação. A obra pode ser baixada gratuitamente neste link: https://www.wagneruarpeik.com/anarquismo-contemporaneo

Nesta quinta, às 20h, no perfil @equipe.eriom.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Cultura

LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE A PANDEMIA

Cultura

O que fazer depois de "O Dilema das Redes"?