Rio Grande do Norte, sábado, 27 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 4 de março de 2012

Notas sobre a noite de abertura do I Encontro de Blogueiros Progressistas da Grande Natal

postado por Túlio Madson

Na noite de sexta-feira, 02/03, ocorreu a abertura do “I Encontro de Blogueiros Progressistas da Grande Natal”. Não foi o primeiro encontro dos blogueiros progressistas no estado. Em abril de 2011 foi realizado, no mesmo local (IFRN – Cidade Alta), o “I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do RN”. Em março desse mesmo ano ocorreu um evento preparatório no auditório da Livraria Siciliano do Midway Mall com a presença do neurocientista Miguel Nicolelis.

O último evento foi bem organizado, com direito a crachás, pastas, canetas e a última edição do jornal “O Serrano”, editado por Edinaldo Figueira, Presidente do PT da Serra do Mel. Edinaldo foi morto no ano passado supostamente por motivações políticas, tendo o prefeito da cidade Josivan Bibiano (PSDB) sido indiciado pelo delegado Odilon Teodósio como mentor intelectual do crime.

A única exceção foi o atraso de 1 hora. O evento previsto para as 19h só começou de fato às 20h. Na mesa estavam Amaury Ribeiro Junior, autor do livro a Privataria Tucana; Leandro Fortes, jornalista da Carta Capital e; Conceição Oliveira, coordenadora do #blogprog Brasil. Luiz Fernando Emediato, dono da Geração Editorial, embora presente na programação oficial, não participou da mesa.

Aqui cabe um parênteses acerca da denominação adotada pelos blogueiros, a saber, progressistas. O progressismo é a ideia de um desenvolvimento e aperfeiçoamento gradativo da sociedade e se contrapõe ao conservadorismo que visa manter as coisas como estão. Essa ideia parte de um pensamento otimista de que a sociedade impulsiona-se em direção a uma melhora progressiva. Se a intenção é opor-se ao conservadorismo por meio de mudanças inovadoras na sociedade, deve-se reconhecer que tais mudanças não necessariamente levam a uma melhora gradual e progressiva da mesma.

A ideia do progresso no pensamento moderno remonta ao Idealismo Alemão e sua “fé” no progresso humano, tendo como principal expoente Kant, seguido imediatamente por Hegel. A noção de progresso chega ao seu auge na doutrina positivista defendida por Augusto Comte, cujo lema “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim” deu origem ao lema “Ordem e Progresso” estampado em nossa bandeira.

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche, em sua “Segunda consideração intempestiva”, irá opor-se exatamente a essa ideia de progresso advinda de uma concepção linear e progressiva da História, assegurando que a humanidade em nenhum momento caminha necessariamente em direção a algo melhor. A História para ele é fruto de apostas imprevisíveis, e por isso, não há como garantir que ela evolua progressivamente em direção a um aperfeiçoamento.

Os eventos recentes não são melhores do que os passados porque são frutos de sua época. Assim, nenhum momento histórico é privilegiado perante os demais, é tão somente resultado de um determinado contexto. Poder-se-ia afirmar, por exemplo, que a Democracia grega vigente há dois milênios atrás seria mais avançada do que a atual, porque seria fruto de um contexto histórico que propiciara a equidade entre os cidadãos da polis. Portanto, a noção de Democracia não evoluiu “progressivamente”, foi apenas sendo ajustada a diferentes contextos históricos. Mas isso é assunto para outro texto.

Voltemos ao encontro: quem pensava que o evento serviria como uma promoção do PT se enganou, todos os que compunham a mesa criticaram o partido e a atual gestão de Dilma do começo ao fim do evento. Mesmo na presença dos Deputados Estaduais Mineiro (PT/RN), Fátima Bezerra (PT/RN) e, posteriormente, de Hugo Manso (PT/RN).

A primeira a falar foi Conceição Oliveira, historiadora e coordenadora nacional do #blogprog, responsável pelo blog www.mariafro.com.br. Ela lembrou que Natal teve o primeiro “Occupy” do Brasil com o acampamento ocorrido na Câmara Municipal do Natal no ano passado, recordando o quanto o movimento foi criminalizado na época pela imprensa local.

Em seguida desferiu críticas ao governo petista, que ajudou a eleger, lembrando a morosidade do governo em democratizar os meios de comunicação no país e da falta de vontade política ao enfrentar os grandes veículos de comunicação. Além disso, criticou a falta de investimento governamental para aumentar a qualidade do acesso à Internet no Brasil. Também desferiu críticas às privatizações dos aeroportos feitas em grande parte com recursos do BNDES, indagando sobre a política econômica de um governo progressista e de esquerda, e se, de fato, seria essa a política do Governo Dilma. Apesar disso, reconheceu que um Governo Serra poderia estar sendo bem pior.

Depois foi a vez do melhor orador da noite, o professor e jornalista da revista Carta Capital Leandro Fortes, lembrando mais uma vez dos protestos ocorridos em Natal em meados do ano passado e afirmando que, sempre que alguém decidir estudar as redes sociais no Brasil, deverá referir-se obrigatoriamente ao caso de Natal. Citou ainda a punição disciplinar da Petrobras ao blogueiro Daniel Dantas, aplicada por sugestão da Assembleia Legislativa do Estado.

Mas seu principal intuito foi apaziguar os ânimos entre dois integrantes do Movimento dos Blogueiros Progressistas no estado: Daniel Dantas e Tiago Aguiar (noticiado aqui na Carta Potiguar em “RNBlogpro X BlogproRN, ou como enfraquecer um movimento”). Leandro Fortes lembrou bem que aqueles que torcem pelo fracasso do movimento querem dividi-lo, e se houver uma divisão haverá um fracasso.

A única esperança, segundo ele, para tirar as oligarquias que nos governam do poder é essa conjunção feita no ano passado entre diversos setores da sociedade civil e militantes políticos, que construíram um movimento realmente expressivo com a utilização das redes sociais e da blogosfera. Esse ano, devemos lembrar, o candidato mais cotado a prefeitura de Natal é Carlos Eduardo ALVES, seguido de Wilma EX-MAIA. Portanto, união nesse momento é crucial para aqueles que se dizem “progressistas”.

Em seguida falou Amaury Jr, autor de “A Privataria Tucana”, que enfatizou a importância dos blogueiros progressistas na última eleição, desmascarando vários factoides difundidos por grandes veículos de informação. Lembrou também dos ataques que sofrera nesta eleição, sendo acusado de fabricar um dossiê contra o candidato José Serra.

O jornalista falou ainda do processo impetrado pelo Presidente do PT, Rui Falcão, demonstrando que o processo continha erros primários, como, por exemplo, o fato de ter sido impetrado na vara errada, se queixou também do pedido de indenização que era de apenas R$ 1.000, enquanto ele teria gasto dez vezes mais com o advogado, além do absurdo de ser processado por um depoimento que prestou na Polícia Federal.

No mais, o balanço do evento, na primeira noite, foi positivo apesar de todo o conflito ocorrido nos bastidores. Como bem lembrou Leandro Fortes, é hora de “não deixar as vaidades aflorarem”, o movimento precisa de mais diálogos e menos disputas, agregar e não segregar, construir e não desconstruir.

Nossa cidade, cuja imprensa ainda é dominada por grupos políticos, precisa de não apenas uma mídia local alternativa, mas, de uma alternativa à mídia local. E a Internet, por toda a proximidade do natalense com as redes sociais, é o único meio capaz de fazer frente aos veículos de informação predominantes na capital. Como bem demonstrou, no ano passado, o movimento #ForaMicarla, pioneiro em muitos aspectos no ativismo virtual no Brasil, uma nova Natal é possível. Uma nova consciência política está aflorando e, se houver divisões o movimento fracassará, enquanto se houver uma união, haverá vitórias inimagináveis.

 

Foto: Canindé Soares.

Túlio Madson

Colunista na Carta Potiguar desde 2011. Professor e doutorando em Ética e Filosofia Política pela mesma instituição. Péssimo em autodescrições. Email: tuliomadson@hotmail.com

10 Responses

  1. BlogPsi disse:

    Tava gostando da discussão sobre a ideia do progresso rsrs

  2. Pedro Andrade disse:

    Tava gostando da discussão sobre a ideia do progresso rsrs

  3. Túlio Madson disse:

    hehe Quando tiver um tempo escreverei mais sobre isso.

  4. Alyson Freire disse:

    Ótima matéria e cobertura, Túlio, combinando descrição, análise e posicionamento.

  5. Túlio Madson disse:

    Sim… antes que esqueça, eu não elegi Hugo Manso a senador foi um erro de revisão.

  6. Dennyslucas13 disse:

    Parabéns Túlio, descrição que contribui muito ao debate…

  7. Uiara Nunes disse:

     Erro corrigido 😉

Política

Dilma e o poder militar

Política

Mossoró, uma eleição não decidida