Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 22 de março de 2012

Contrariando Tendência Nacional, Cai a Movimentação de Passageiros no Aeroporto de Natal

postado por Aldemir Freire

A movimentação de passageiros no aeroporto de Natal em janeiro de 2012 foi de 274,5 mil passageiros, queda de 9,55% sobre janeiro do ano passado. Se levarmos em consideração a movimentação nos meses de dezembro e janeiro (grosso modo seria o período de alta estação do turismo na capital potiguar) a queda foi de 8,62%. Na virada de 2010 para 2011 (meses de dezembro e janeiro) passaram pelo aeroporto de Natal 548 mil passageiros. Porém, na virada de 2011 para 2012 essa movimentação caiu para 500,7 mil passageiros.

Entre as capitais do Nordeste somente os aeroportos de Natal e Salvador registraram quedas na movimentação de passageiros em janeiro de 2012 frente ao mês do ano anterior. Em Natal a queda foi de 9,55% e em Salvador foi de 10,55%. João Pessoa e Aracaju apresentaram os maiores índices de crescimento entre as capitais da região Nordeste no mês de janeiro.

Mas o que mais me chamou a atenção foi que essa queda não ficou restrita ao bimestre dez/jan, na verdade ela é mais significativa. No semestre que vai de julho a dezembro de 2011 a movimentação de passageiros foi inferior ao mesmo semestre de 2010 e também ao primeiro semestre de 2011.
Quando comparamos a movimentação no aeroporto de Natal no último semestre de 2011 com o último de 2010 verificamos que ocorreu uma queda de 2% no total de passageiros. Apesar de ser uma queda pequena, esse movimento contrasta com o crescimento dos semestre anteriores e também com a tendência nacional, cujo crescimento no período foi de 12%.
Comprado ao primeiro semestre de 2011 o período de julho a dezembro de 2011 no aeroporto de Natal foi ainda mais decepcionante: queda de 4%. Na soma de todos os aeroportos do país a movimentação cresceu 9% nesse mesmo período.
Portanto, há uma queda na movimentação de passageiros no aeroporto local que contrasta com o ritmo do setor no cenário nacional.

Aldemir Freire

Sou Economista formado pela UERN. Em 2002 ingressei no IBGE, na carreira de Tecnologista em Informações Geográficas e Estatítisticas, como Analista Sócio-Econômico. Fui coordenador estadual da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Atualmente estou na chefia da Unidade Estadual do IBGE no RN.

Comments are closed.

Economia

A ilusão do fim e a presunção da catástrofe

Economia

Exportações do RN Crescem 38% no Primeiro Trimestre e Somam US$ 76 Milhões