Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 30 de agosto de 2012

O Dia do Orgulho Pimentonófobo

postado por Felix Maranganha

Antes de mais nada, desculpem o lapso de uma semana, mas tive um probleminha com a internet que só se regularizou agora. Portanto, vai aí um pequeno textículo que escrevi nos últimos dias.

 

Evito comer pimentão. Não sou pimentonófobo, só tenho azia. Sou um libertóvoro. Se um amigo coloca pimentões na comida, cato-os todos. Me desobrigo a comê-los. Se alguém come pimentões, não ataco, não critico, não julgo, apenas tolero e aceito como é. É feliz comendo e gostando de pimentões, e fico feliz que existam pimentões para serem comidos. Outrem comer pimentões não me obriga ao mesmo. todavia há gente argumentando da necessidade de comer pimentões para viver. São os pimentonófagos. Alegam existir um Livro de Receitas Sagrado, escrito pelo Cozinheiro Cósmico Hipotético da Criação. Caso aceite os fundamentos, comerei pimentões. Caso não, continuarei não comendo. Tudo sem julgar os motivos do outro. Cozinheiros tradicionais insistem na presença do pimentão nas receitas do país inteiro. E isso afeta minha azia.

Sou contra. Com uns amigos crio o MCL, Movimento da Cozinha Laica. Luto pela desobrigação do pimentão. ¡Livros de Receitas Livres já! Muitos pimentonófagos apoiam meu movimento. Outros desapoiam. Passeatas. O MCL organiza o Festival Sem Azia, celebrando o orgulho despimentônico. O MCL obtém o apoio de um chef influente. O pimentão deixa de ser empurrado goela abaixo. As pessoas continuam comendo pimentões e sendo felizes por isso, mas ninguém precisa mais obrigar ninguém.

Do MCL aparece um grupelho que odeia pimentões. Ridicularizam pimentonófagos. Criticam libertóvoros. Pimentonófagos celebram o Festival do Pimentão em reação. Pimentonófobos escrevem uma carta visando vetar o festival, alegando que um Festival Sem Azia já serve para pimentonófagos também. Pimentonófobos alegam que pimentonófagos não têm motivo nenhum para ter orgulho de comer pimentão.

Apesar de eu não comer pimentão e nem ver motivo nenhum para comê-lo, e de ter argumentos médicos para tal, acho desnecessário dizer a pimentonófagos que eles não têm o direito de reafirmar seus hábitos alimentares publicamente. Até os incentivo a manifestarem-se, e defendo seu bem e sua liberdade. Não como pimentão, mas não tenho nenhum motivo para proibir pimentonófagos de dizerem porque gostam de pimentão, mesmo que eu não concorde com os motivos alegados. Diante do MCL, passo a defender a legitimidade e a liberdade de pimentonófagos de se reafirmarem, e até defendo que façam um Festival do Pimentão. Pimentonófobos me acusam de comer pimentão só porque não vejo nada demais em outra pessoa comer pimentão.

Pimentonófobos começam o discurso de que pimentonófagos são todas culpadas pela azia dos pimentonófobos, dizendo que não existe motivo nenhum em pimentonófagos sentirem orgulho de comerem pimentões. Em briga de dinossauros, quem se fode são as árvores.

¡E tudo o que eu queria era prevenir a azia!

Felix Maranganha

Licenciado em Letras, especialista em Educação a Distância e mestrando em Ciências das Religiões, Felix Maranganha é Linguista, Filólogo, Escritor, Filósofo, Defensor dos Direitos Humanos e Libertarianista. Pratica o Zen-Budismo, é ateu, joga sinuca e poker e adora pimenta. Alguns o confundiriam com um anti-marxista, mas ele não liga muito para essas coisas. É autor do blogue http://ocalangoabstrato.blogspot.com

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

Refletir sobre a violência antes do apertar do gatilho

Sociedade e Cultura

Prefeitura avisa: "Liquida Natal 2012 irá até o final do ano".