Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 11 de setembro de 2012

Candidatos assinam Carta e assumem compromisso com políticas para mulheres de Natal

postado por Vanda Regina

Mais de 100 mulheres estiverem presentes no Ato de entrega da Carta das Mulheres para Natal, ato realizado ontem, 10, na OAB, em Natal. A Carta foi entregue para cinco, dos seis candidatos à Prefeitura de Natal. Esta atividade foi organizada pelo Coletivo Leila Diniz, em parceria com o Fórum de Mulheres do RN. Durante a entrega, foi lançada a campanha “Quanto vale seu voto”, que alerta para os perigos do troco de voto por favores.

É importante destacar que mulheres de comunidades das diferentes regiões da cidade se fizeram presentes e na mesa sete mulheres, lideranças de bairros periféricos de Natal, soltaram suas vozes e disseram para os `prefeitáveis´ qual a expectativa e quais os problemas centrais dos seus bairros elas esperavam ver solucionados. Destacaram os entraves que atingem principalmente as mulheres, como a segurança, a saúde, a falta de creches e trabalho, os serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência que estão abandonados entre outras questões.

Presentes

Dos seis candidatos, cinco se fizeram presentes e assinaram o termo de compromisso e se comprometeram publicamente com a implementação das ações contidas na Carta. Deixamos também nítido que em 2013 , depois de 06 meses de governo, Nós mulheres marcaremos uma audiência para monitorarmos como está sendo pensado a implementação e aproveitar o período da LOA – Lei Orçamentária Anual para propor emendas orçamentárias para que os compromissos assumidos tornem-se reais, explicou Analba Brazão, coordenadora do Coletivo Leila Diniz.
“O que nós mulheres natalenses queremos é retirar do papel estas propostas, estes acordos já assumidos e transformá-los em ações efetivas. Porque quando falamos de políticas para as mulheres não estamos falando de privilégios e sim de ampliação de direitos e garantia da cidadania em uma cidade mais justa”, concluiu Analba Brazão.

Os candidatos que compareceram foram Professor Robério – PSOL, Calos Eduardo (PDT), Hemano Morais (PMDB), representado por Ozório Jácome, Roberto Lopes (PCB) e Fernando Mineiro ( PT).

Elaboração da Carta

A Carta das Mulheres para Natal foi construída e debatida durante 4 meses em oficinas realizadas com grupos de mulheres nas quatro regiões da cidade. Teve como central o que já se apontava no Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Natal e o objetivo das oficinas foi de : instalar um debate público junto aos grupos comunitários acerca da execução dessas políticas e a relação com o orçamento fortalecer a ação das mulheres na construção e monitoramento do documento de propostas para o PPA 2014-2017, no âmbito municipal; e, a partir dos debates com as comunidades, construir essa Carta ontem apresentada no intuito de comprometer estes candidatos a cumprir a execução e implementação das políticas públicas, e do já previsto no Plano, que foi construído durante as Conferências Municipais e que precisam agora sair do papel. As mulheres elegeram 24 compromissos para lembrar os 24 anos da constituição de 1988, onde as mulheres passaram a ser consideradas iguais aos homens perante a lei.

Vanda Regina

Vanda Regina Albuquerque é jornalista , socióloga, ativista da AMB e sócia do Coletivo Leila Diniz/Natal-RN, atualmente trabalha na União e Inclusão em Redes e Rádio (UNIRR/SP). Contatos: vanda.jorn@gmail.com e no twitter: @vralbuquerque

Comments are closed.

Política

Perfil dos vereadores: Rodrigo Bico (PT)

Política

Balada eleitoral