Rio Grande do Norte, sábado, 21 de outubro de 2017

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 3 de novembro de 2012

K-ótica – um sopro de criatividade na vida do quadrinho potiguar

postado por Mario Rasec

O mercado de quadrinhos nas terras potiguares teve sua boa fase com a revista Maturi (que retorna em outro formato), mas, no geral, a grande produção (e circulação) de material tipicamente brasileiro nos quadrinhos, se resumia ao eixo Rio-São Paulo. Isto não quer dizer que não havia bons autores de HQ aqui. Mas não havia um mercado e meios mais facilitados para a publicação desse material. E, embora ainda exista tal dificuldade, a internet surgiu como facilitador de divulgação desse material gráfico e literário que não deve nada ao resto do país.

Publicando no portal da Revista Catorze, o selo K-ótica se mostrou como uma excelente alternativa e uma vitrine para os talentos potiguares da Arte Sequencial. Alcançando até mesmo a publicação impressa de alguns títulos, dentre eles a bem sucedida série O Evangelho Segundo o Sangue (de Leander Moura e Marcos Guerra). Uma inteligente série de terror que usa a história de Natal como pano de fundo e que se encaminha para sua terceira publicação.

Dentre outros títulos, a K-ótica vem a cada dia crescendo, ganhando prêmios nacionais, participando de encontros literários e, principalmente, produzindo um material novo e criativo que segue contra a corrente de um mercado saturado de mangás e gibis de super-heróis americanos. Encontramos em suas páginas poesia, ficção científica, terror e muita arte.

Para conferir o trabalho desses talentosos artistas, acesse o blog www.koticahqs.blogspot.com.br e conheça mais sobre eles.

 

Abaixo a K-ótica por ela mesma (texto extraído do blog):

 

“Guiados pela necessidade de ampliação da relação da Arte Sequencial, também conhecida como “Quadrinhos”, ou “Nona Arte”, como área de pesquisa das Artes Visuais, optamos por organizar uma produção que fomentasse a contemplação desta pelo âmbito acadêmico e pela adesão popular. O mesmo já é comum a grandes Metrópoles aonde projetos cada vez mais relevantes ampliam exponencialmente as possibilidades de exploração da mídia quadrinística, caracterizando, entre outros, selos de adaptações cinematográficas e literárias. Para que nossos empenhos, no entanto, se convertessem genuinamente ao aspecto primeiro de nossas pretensões, isto é, constituir-se um mercado relacionado à criação e discussão do assunto, urgia-se que optássemos por um instrumento expositor de tais idéias: A Internet.

Assim, por volta de um ano atrás, em novembro de 2009, o site de Jornalismo Cultural, Revista Catorze, Revista catorze apresentou pela primeira vez o encarte eletrônico de quadrinhos, assim chamado, “K-ótica”. O título da iniciativa, além de trocadilho, cita em clareza o século cujo Pós-modernismo traz nossa área de jogo e diálogo para com nossos temas.

 

Nesse intercurso, tendo produzido mais de 150 páginas de material inédito, iniciado séries e acrescido profissionais ao mercado de quadrinhos, lançamos três exemplares impressos com média de 30 páginas cada, além de termos recebido o Prêmio Poty de melhor lançamento de 2009, pela Associação Brasileira de Arte Sequencial.  Diversos sites especializados circularam nossas histórias, tendo o Site Oficial da Revista Marie Claire, em sua sessão de lazer e design, nos definido com a frase “Vale a pena conhecer um pouco dessa bela arte fora do circuito Rio-São Paulo.”

 

Hoje, a publicação conta com mais de vinte colaboradores, entre desenhistas, pintores digitais, designers, roteiristas e pesquisadores. Sendo estes, Graduandos, Mestrandos e até Mestres e Doutores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.”

 

 

Contatos

 

Marcos Guerra, editor e organizador do Projeto – 81252823 – Email: guerra.kotica@gmail.com.

 

K-ótica no Facebook: www.facebook.com/koticaweb

 

 

Mario Rasec

Designer gráfico, artista visual, ilustrador e roteirista de HQs. Autor de Os Black (quadrinho de humor) e de outras publicações que vão da poesia a hqs de terror.

2 Responses

  1. Marcos Guerra disse:

    Toda a equipe K-ótica agradece ao Carta Potiguar e à pessoa de Mário Rasec pela mênção e impressões! Obrigado!

  2. Renato medeiros disse:

    Ótima reportagem sobre a Kótica tenho exemplares do Evangelho segundo o Sangue e recomendo a todos os que gostam de Quadrinhos

Artes

O cavalo de Galinhos

Artes

Curta Goiamum abre inscrições para sua terceira edição