Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 8 de janeiro de 2013

A cartada de Garibaldi

postado por Carta Potiguar

Por Dennys Lucas

 

Garibaldi é um dos políticos do estado com o melhor capital eleitora, logo todos esperam suas jogadas para se posicionar no jogo. 2014 já bate a porta, o desastre do Governo Rosalba antecipa as preocupações da população com o pleito eleitoral – esta não ver a hora de se livrar do Governo do DEM.

José Agripino e Vilma estão mais sujo do que pau de galinheiro. Preferem se ausentar, aparecer só atrapalharia mais. Logo, uma das principais cartadas deve vir do velho Gari.

A oposição não conseguiu emplacar. Só se vê o cavaleiro solitário do PT, o deputado Fernando Mineiro, que embora um dos mais qualificados do RN, enfrenta a dificuldade de travar batalhas solitárias, no seio com quadros políticos bem aquém da função, sujeitos ao bastão do governismo, não preparados para está nas fileiras da oposição.

Assim, da Assembléia não se pode esperar mais do que o que já conhecemos, subordinação as jogadas das lideranças já conhecidas.

Vilma já desistiu. Disse que não irá concorrer a cargos majoritários. Possivelmente sairá candidata a federal.

Robinson não consegue traduzir seu desejo em viabilidade eleitoral, talvez se contente com Deputado Estadual.

Carlos Eduardo precisa trabalhar urgentemente sua habilidade para executar articulações. Carlos poderia ser o principal nome a unir a oposição, mas até agora a história só reafirmou sua dificuldade ao diálogo.

Resta-nos Fátima Bezerra, que vem aliando muito bem acesso ao governo federal e viabilidade eleitoral, mas que sozinha não irá conseguir viabilizar um projeto de oposição mais programático. Ainda assim, vem alicerçando solidamente seu percurso ao Senado federal – uma vitória para o RN.

Pois é, Garibaldi percebeu, e ele não brinca em serviço. Vendo o desastroso governo, percebendo o vácuo da oposição, alimentado pelo que aconteceu com os apoiadores de Micarla, não quer morrer afogado na maré do governo Ravengariano.

Já anunciou. Irá romper – não me lembro de ter visto ação deste tipo antes, mas aí ele deixa claro ao governador de fato – baixe a bola, que o RN não tem dono.

E Rosalba, se quiser sobreviver eleitoralmente, terá de vender até a alma ao PMDB. Entretanto, parece decisão já tomada, o PMDB irá para a oposição.

Como disse, embora muitos não queiram dizer, 2014 já foi colocado na mesa de negociações e é preciso que àqueles que pretendem disputar, entrem no tabuleiro.

Até agora a população só percebe as movimentações da Deputada da Educação, e todos, sem exceção, esperam o próximo lance do filho do velho Gari.

O PMDB irá reafirmar o projeto do PT para 2014. Eles reconhecem as vitórias dos últimos 10 anos, e percebem o reflexo eleitoral àqueles que estão na defesa do projeto encabeçado por Lula e continuado pela Presidenta Dilma.

No RN, PMDB e PT ainda não conseguiram se entender, entretanto precisam. A aliança é verticalizada e é melhor se preparar para ela. Afinal, não se pode ficar batendo cabeça na parede.

Em suma, ou se busca a união do bloco PDT, PSB, PSD e PCdoB com o PT, e agora com o PMDB, ou poderemos ter 4 chapas fortes na próxima eleição para o governo e Senado, o que não seria de todo ruim, pelo contrario, seria um ganho para a democracia.

Nessa perspectiva, se repetiria a oportunidade de um debate sobre o RN mais diverso e potencialmente mais qualificado, assim como foi à eleição para a prefeitura de Natal com as presenças de Mineiro (PT) e Rogério Marinho (PSDB). Mas tudo leva a duas chapas – uma alinhada ao governo federal, com PMDB e PT compondo com PDT, PSB e PSD; e a chapa do governo local, alinhada ao DEM e ao PSDB.

Daí, a cartada mais esperada será a do senador Garibaldi Alves Filho, que deverá afundar de vez o governo rosado. Resta saber se ele apostará numa chapa própria articulando uma terceira via, podendo se aproximar inclusive do PT, ou se conseguiremos ver Garibaldi e Vilma, conhecidos desafetos, juntos numa ampla frente de oposição.

Fátima joga bem e já começa a destilar elogios ao senador de 1 milhão de votos – ministro do governo do PT. Ela sabe que deste mato pode sair à consolidação do seu nome como a primeira professora representante da classe trabalhadora senadora do RN.

O PMDB tem a estrutura político partidária que a falta. Fátima sabe disso, e trabalha para aglutinar toda a base do governo Dilma no RN, para além de toda e qualquer pedra ideológica ou percurso histórico local já trilhado.

A carta trunfo é de Garibaldi, todos percebem isso.

Ele pode surpreender trazendo um novo nome para a arena eleitoral, com capacidade técnica e com condições políticas de representar toda a base a ser aglutinada em nome do projeto que vem mudando o Brasil, ou pode insistir nos mesmos nomes de sempre, que pode ser o seu ou alguém já malhado no seu sistema político eleitoral, ou para ser malhado nas urnas…

É preferível apostar mais.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

6 Responses

  1. Lucas disse:

    Que analise rasa do cenario de 2014, sem contar que mais parece o texto da torcida organizada do PT. Primeiro, quem garante que Eduardo Campos nao sera candidato, ou nao vai se aliar com o psdb em 2014, e essa definição certamente trara consequencias para o jogo no estado. Segundo, Henrique ainda tem uma ponta de esperança de ser senado em 2014, em isso acontecendo gari sera seu principal cabo eleitoral. Terceiro, fátima, pela forma como ela tem se comportado nesses ultimos anos, se achando a dona, mandataria mor, ditadora do PT local, nao esta em condições de se considerar diferente de nenhum outro cacique do estado, ela ja demonstrou que eleiões majoritarias nao sao o forte dela, alem de que essa conversa mole de projeto que vem mudando o brasil, ja deu no que tinha que dar, deu em mensalao, deu nas privatizações da Dilma, deu na incompetencia pra resolver os problemas do Brasil, a sorte do PT é que o povo nao quer votar mais no psdb, e a esquerda ainda nao conseguiu se articular pra derrotar o PT, mas uma coisa é certa, a vida de fatima nao sera tao facil como planejam os petistas nao.

    • Cara, do jeito que vem a aprovação de Dilma, ela vai ter que fazer uma bosta muito grande para não ser reeleita, e acho que Eduardo campos sabe disso… o mais inteligente, acredito eu, é ele continuar aliado e se projetar como nome para 2018, Afinal, ainda não tem nenhum nome claro para quem possa substituir Dilma… ele se aliar com o PSDB hoje pode ser um grande tiro no pé, Aercio vai ser candidato a 2014 sim…

      • Lucas disse:

        como eu disse, a sorte do PT é que a população brasileira nao quer o psdb de volta, e a esquerda nao conseguiu se articular de modo a produzir uma alternativa real, por isso essa aprovação do governo. acredite que é muito mais por falta de alternativa do que pelo trabalho da presidenta. Quanto a eduardo se em 2014 ele conseguir construir um arco de alianças que lhes permita ter tempo de tv, aecio nao pensara duas vezes em articular o governador de minas para ser o vice de campos, pois aecio sabe que na conjuntura atual ele é so o proximo da fila do psdb a ser batido pelo pt, o povo nao quer o psdb de volta e ele sabe disso. A eleição de Dilma so esta garantida ate certo ponto, o ponto em que nao apareça nenhuma alternativa viavel fora da oposição tradicional, porque se isso ocorrer vai ser dificil pra Dilma explicar as privatizações, os blackouts, a corrupção endemica do pt, enfim problemas com potencial suficiente pra tirar a Dilma de la, desde que esses problemas sejam levantados por uma nova oposição, uma com gabarito pra cobrar a Dilma

  2. Caio Cesão disse:

    Dennys, acorde, meu jovem! Você estava usando algum entorpecente quando escreveu isso?

    Quem vai aos interiores, efetivamente, articular tudo é o Henrique Alves. Ele está todo o tempo aqui, articulando prefeituras, conquistando vereadores dos interiores, secretários, etc. Garibaldi anda meio distante.

    E o PMDB de Henrique é semelhante ao DEM. O cara com uma bancada fortíssima vai lá dar vez a um cachorro morto igual o PT de Natal.

    Como o próprio Lula disse sobre o PT de Natal: “São uns bundões”.

    E a Fátima? Pra governadora? Só se for numa piada muito engraçada ou em alguma versão de Alice no país das maravilhas. E é uma pena ela se portar no estilo “pernas abertas” ao elogiar o Garibaldi, que na verdade é um inútil. É assim que o PT vai se tornando o novo PMDB.

    E o Mineiro, que só conseguiu ser Deputado Estadual na “repescagem”, acha mesmo que vai conseguir ir pro Executivo? Só se for!

    Além disso, com a crise “ideológica” que o PT vive, levando alguns até a se intitularem “ANARCO-PETISTAS”, não vai conseguir unidade suficiente pra concretizar tais planos.

    • Henrique Alves é um cara que não dá murro em ponta de faca, realmente ele vai ser um dos pilares das articulações para 2014…
      Obs: ele falou Fátima para senado não para governo, quem ta viajando é você =D
      Obs2: Garibalde é tão inutil que ta no senário político do RN a décadas, nunca teve grande reprovação, pelo contrário. Sempre se reelejeu e hoje é ministro. Quanta gente queria ser inútil como ele… ehehehe

  3. Mari Moura disse:

    O que sempre me incomoda no discurso de Mineiro é a sua apatia, sua falta de vontade, percebe-se que ele esta ali por pressões do partido, vaidade ou dever cívico, não sei, não sinto nele VONTADE, GANA de governar, seu discurso não tem paixão, não convence, infelizmente.

Política

MP ajuíza ações para que Assembleia Legislativa e Câmara Municipal cumpram LAI

Política

Paulo Araújo: o novo secretário de comunicação do Governo do Estado