Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 7 de fevereiro de 2013

Prefeitura do Natal vive clima de guerra

postado por Daniel Menezes

A equipe que assumiu a Prefeitura Municipal do Natal vive um verdadeiro clima de guerra contra o caos que encontrou.

imagesAs secretarias, praticamente todas abarrotadas de dívidas, muitas vezes, não apresentavam nem mesa e cadeira para os trabalhadores se sentarem – faltava internet, papel higiênico, insumos para café. Muitos chefes de setor, até para se protegerem, fizeram o inventário de tudo que viram pela frente.

Mas o lema é não olhar para trás, trabalhar, firmar parcerias, utilizar de muita criatividade para superar o passado. Tanto é que os secretários estão saindo das instalações de suas pastas no final da noite.

O labor diário rende frutos. Algumas mudanças positivas já podem ser notadas – os serviços essenciais (coleta de lixo, organização do ano letivo, postos de saúde), aos poucos, estão sendo reestabelecidos.

Os atrasados também estão sendo pagos. Prova é que os funcionários da Ong ATIVA conseguiram, através da intermediação do Ministério Público, renovar o convênio até Abril de 2013 e receber os salários de Novembro e Dezembro de 2012 deixados em aberto pela gestão anterior.

Algo que não é visível a primeira vista, mas vendo sendo fundamental nesse processo de mudança é que a Secretaria de Planejamento – me desculpe a redundância, mas ela se faz necessária – volta a planejar, ser ente norteadora e não apenas a dona da chave do cofre. Os técnicos das demais secretarias estão sendo treinados para melhorarem na produção dos seus planos de trabalho, uso do Siconv (ferramenta utilizada para enviar projetos para estabelecer convênios com o governo federal), boas práticas de gestão, etc.

Recursos, sobretudo das obras da copa, dados como perdidos, foram recuperados.

Nada de facilidades. Longe disso. Porém, na medida do possível (impossível?), a situação da prefeitura vai se normalizando. A “gestão” municipal volta a merecer o adjetivo qualificador.

O primeiro ano da administração será de dificuldades, mas já é possível vislumbrar luz no final do túnel.

PARQUE DOS SONHOS

A virada poderá ser simbolizada com a reabertura do parque Dom Nivaldo Monte. O prefeito Carlos Eduardo, juntamente com o secretário da pasta de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), Marcelo Toscano, vêm acompanhando a reestruturação da obra do arquiteto Oscar Niemeyer in loco.

SUB(M)IU

O destino do elevador do parque já é conhecido. Ou melhor, desconhecido. Foi aberta uma sindicância apenas para formalizar o procedimento de procura… Depois as ações cabíveis.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

2 Responses

  1. Caio Cesão disse:

    As dificuldades de Carlos Eduardo apenas começaram.

    Você vai pirar quando os vereadores se iniciarem no período de “caça ao prefeito”.

  2. É nítida a simpatia desse escriba da Carta Potiguar a administração do Carlos Eduardo. É claro que torcemos para o sucesso dessa nova administração.É clara que as mudanças são visiÍveis:operação tapa buraco e limpeza das ruas.Limpeza das ruas principais,das avenidas e das áreas nobres.Aqui em Parque das Dunas,nos confins da Zona Norte os Lixões continuam.Sabe-lá até quando.E já se vão quase dois meses de administração. O senhor Carlos Eduardo se comporta como a sua madrinha política que enfeitava a cidade prá turista vê,enquanto a periferia, que era currais eleitorais do grupo político da senhora Vilma de Farias era esquecida.As coisas mudam para continuar do mesmo jeito.como diria um jornalista mossoroense:pelo menos essa é minha opinião.

Política

AL acolhe filha de desembargador e TJ abriga ex-mulher de deputado

Política

A pedido da secretária de educação do RN, reportagem da Tv Universitária é censurada