Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 27 de junho de 2013

A Questão da Manifestação

postado por Gustavo Vilella Whately

Quase 30 bilhões foram gastos até agora com a copa do mundo (sendo que as últimas 3, somadas, custaram cerca de 25 bilhões). Maracanã, um patrimônio histórico, foi demolido e reconstruído, apenas pelos interesses privados de alguns. Pessoas, cidadãos, foram retirados, arrancados de suas casas para que estas fossem demolida para o conforto de uma elite. O SUS não funciona como deveria, criando filas, faltando leitos, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, remédios.

A educação está em uma situação precária, colégios com falta de água, merenda, professores mal pagos, estrutura sucateada e escolas quase caindo na cabeça dos alunos. Sem falar de um currículo que privilegia o tecnicismo, não incentivando o pensamento crítico e a reflexão. O transporte público é entregue para uma grupo de empresário que, seguindo a a lógica capitalista da busca incessante e maximizada do lucro, cobra um absurdo por um serviço horrível e precarizado.

O direito e a constituição funcionam muito bem, caso você possa pagar muito para que um advogado possa explorar cada brecha que exista na lei (lei essa que tem haver com uma ordem, norma, e não com justiça). Isso tudo é em um acumulo de anos, no mínimo, 50 anos (apesar de estar mais para 500).

Você ainda acha que é por 20 centavos? Não é por 20 centavos. Na verdade nunca foi pro 20 centavos. É por uma saúde pública de qualidade. Uma educação pública de qualidade. um transporte PÚBLICO de qualidade. É por uma melhor qualidade de vida, acesso a cidade e maior cidadania. Cidadania real, com saúde, educação e transporte. Tudo com qualidade e acesso para TODOS, e não apenas para quem pode pagar…

Lembrem-se: mesmo no começo, quando parecia ser apenas por causa do aumento da tarifa, sempre foi por mais do que 20 centavos. Essa quantia é apenas uma simbologia de todos os problemas que passamos.

Como estão falando nos comerciais sobre a copa: Vamos para a rua e vamos com tudo, pois ou nós mudamos o mundo, ou ele nos muda. E nem sempre para melhor…

Gustavo Vilella Whately

Professor. Politólogo. Doutor em Ciências Sociais pela UFRN.

Comments are closed.

Política

Wanderley e as vitórias da direita

Política

PM-RN usa seu twitter para revelar filiação de preso por este ser filho de Marcos do Psol