Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 23 de abril de 2014

IDIOTA PADRÃO FIFA

postado por Daniel Menezes

Imbecil-Completo-Protesto-SPAlguns dos que falam ironicamente ou com um viés denuncista no “padrão Fifa” para isso e aquilo nos seus “Faces” foram os mesmos que não quiseram, há mais de cinco anos atrás, quando era possível, de fato, influenciar no processo, discutir o modelo da Copa no Brasil.

Naquele momento, muita gente quis debater. Naquele momento, quem quis entender o formato da Copa foi enquadrado como “contra Natal, contra o Brasil”.

A Carta Potiguar tentou levantar dados e questionamentos – sobre empréstimos, equipamentos públicos, aspectos de legislação, importância efetiva das obras de mobilidade, etc. No entanto, a atitude do veículo foi encarada como radical e anti-desenvolvimentista. “Vocês são contrários ao RN?”, era possível ler com recorrência nos comentários das postagens.

Era um oba-oba só.

Um protesto contra a derrubada do antigo Machadão reuniu a incrível quantidade de três pessoas. Virou motivo de chacota.

A possibilidade democrática de alterar o escopo do projeto passou.

Hoje, com o modelo já implementado e com a oportunidade do Brasil aproveitar os elementos positivos que virão com o evento, o revoltado acorda.

E, mesmo despertado, diz que irá fazer da Copa no país um pesadelo. É o idiota padrão fifa.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

3 Responses

  1. Lucas disse:

    Com relação ao estadio, eu sempre fui favoravel a derrubada do machadao, independente de copa do mundo, quem conheceu aquele estadio, sabia que o tempo de vida util da infra estrutura ja tinha passado do ponto, era antigo, desconfortavel, inseguro, para se ter uma ideia, o america ainda fazia parte da primeira divisão, e o estadio ja passava por intervençoes para evitar que ele literalmente caisse, na decada passada que eu me lembre, foram pelo menos 3 intervenções custando milhoes de reais cada uma para manter o machadao em pe, so por isso derruba-lo ja se justificaria, claro que esse projeto novo, nao foi o ideal, pelo modelo de negocio adotado, que vai custar mais de 1 bilhao de reais aos cofres publicos nos proximos 20 anos, como pela estrutura em si, que é descoberta e qualquer chuvisco molha a todos, desde de imprensa, quem paga pelas poltronas mais caras, ate o “pobre coitado” que paga a modica quantia de 50 reais pelo ingresso mais barato.

    Com relação aos indignados de agora, concordo que eu gostaria de ver uma foto de ponta negra, no dia da escolha de natal como sede, e comparar com a foto do pessoal que esta no face agora, porem, nao acho que as pessoas nao tenham o direito de se arrepender e mudar de opiniao, ate porque muitas promessas foram feitas, nao ter dinheiro publico nos estadios, obras de infra estrutura prontas, uma festa para mostrar o melhor do brasil, promessas do lula lembra, no entanto, o que vimos é corrupção, estadios superfaturados e construidos com dinheiro publico, pessoas de moral duvidosa a frente da copa, infra estrutura, bem isso nao da pra comentar porque simplesmente nao existe.

    Se culpar quem nao se indignou na epoca certa vale, cobrar dos vagabundos do pt que venderam a copa em forma de ceu, pra fazer descer mais redondo na garganta do povo, tambem é muito mais valido.

  2. oi disse:

    Censuras. Carta Potiguar censura comentários!

  3. vantiê disse:

    Então quer dizer que esta imagem aí acima é representativa de todos os que, por não terem se envolvido em debates sobre a Copa, no passado, se envolvem hoje (“ilegitimamente”, segundo se afirma aí), apenas por serem “contra o Brasil”…? Reflexão Padrão FIFA!!

Política

Greve da Polícia Militar: greve geral na capital, a imprensa ainda tem como se omitir?

Política

A Copa Já Era! Onze argumentos sobre o legado perverso