Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 10 de março de 2015

Relator admite que atualmente não há maioria para aprovar nenhum item da Reforma Política no Congresso Nacional

postado por Daniel Dantas

Em evento realizado na Câmara Municipal de Teresina, o relator da comissão especial da Reforma Política, deputado Marcelo Castro (PMDB/PI), foi questionado por representantes da Coalizão Democrática sobre itens previstos para reforma do sistema eleitoral.
A Coalizão Democrática Pela Reforma Política e Eleições Limpas é formada pela CNBB, OAB, MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), centrais sindicais, movimentos sociais – enfim, mais de cem entidades representativas da sociedade civil organizada.
No diálogo, Castro diz algo preocupante: “Não irá passar no Congresso Nacional nem a minha reforma, nem a reforma da OAB, nem da CNBB, nem do PT, nem a do PSDB, nem a do PMDB: não tem maioria”.
Castro diz que fez uma pesquisa no Congresso que demonstrou que não há maioria em nenhum dos itens para a reforma do sistema eleitoral entre os parlamentares.  “Até para maioria simples nós não teríamos para aprovar nenhum item. Ainda mais para uma PEC que é maioria qualificada de três quintos”, explicou.
Em outras palavras, Castro deixa claro que, no estágio atual, os esforços por uma Reforma Política, democrática ou não, estão fadados ao fracasso.
Veja o vídeo abaixo:

Comments are closed.

Política

Controladoria analisará novamente licitação suspeita da Secretaria de Saúde de Natal

Política

Cortes de benefícios de servidores ampliam revolta contra medidas do presidente do TJ-RN