Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 26 de abril de 2016

“Pouca saúde, muita saúva, os males do Brasil são”

postado por Túlio Madson

O Jeca acordou em 2013, extra, extra! Dormiu em seguida, como na década de 20, na de 60, regionalismo, modernismo, tropicalismo, #vempraruismo, acorda e dorme numa ditadura.

Macunaíma quer falar, mas que preguiça, em meio a tantos gritos, discursos e ódios, faltam-lhe palavras, sobra silêncio, pede ao New York Times, The Guardian, Pero Vaz de Caminha.

Darcy Ribeiro, em documentário sobre o livro O Povo Brasileiro, com o dedo em riste, profere: “a coisa mais importante para os brasileiros, presta atenção!” – diz aproximando-se da câmera enquanto arregala os olhos e balança o dedo ainda em riste – “o mais importante é inventar o Brasil que nós queremos”.

Triste Fim de Policarpo Quaresma, da potência junina de 2013. O gigante Jeca, sonâmbulo, discursa no Congresso: “pelo direito ao atraso, pela hipocrisia, pelo patrimonialismo, por cinco séculos de inoperância, pelas saúvas, Sim, Sim Salabim! Plim, Plim.”. A mágica falhou Quaresma, então vai lá, se joga com Macunaíma atrás da muiraquitã ao som de Racionais MC´s: “jogar no rio de merda e ver vários pular”.

Túlio Madson

Colunista na Carta Potiguar desde 2011. Professor e doutorando em Ética e Filosofia Política pela mesma instituição. Péssimo em autodescrições. Email: tuliomadson@hotmail.com

Comments are closed.

Artes

Desperta dor

Artes

Os piratas realistas de Black Sails (dica de filme