Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 12 de julho de 2016

Evilásia Gildênia e a velha política em Patu/RN

postado por Carta Potiguar

Por Antonio Alves de Oliveira Neto (Historiador e Militante de movimentos sociais)

images (2)Depois de alcançar 73% de desaprovação popular, segundo a última pesquisa, realizada pela Consult/Blog do BG/ Meia Dia Cidade entre os dias de 6 a 8 de abril de 2015, contra 26,7% de aprovação, a gestão da prefeita de Patu, Evilásia Gildênia, corre contra o tempo para finalizar obras que se arrastaram nos últimos 4 anos.

Não, não à toa. Talvez com o objetivo de emplacar o nome de Rivelino Câmara como “prefeitável” da cidade.

Evilásia, que se tornou prefeita graças a um daqueles arranjos político-familiares, depois que o seu ex-marido, o ex-prefeito Ednardo Moura teve seu pedido de candidatura indeferido após o pleito de 2008, devido às prestações de contas de verbas federais terem sido reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Além de ter suas contas reprovadas pelo TCU e estar inelegível antes mesmo do término do seu mandato, a prefeita de Patu foi denunciada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) por contratações irregulares de bandas e artistas (referente as apresentações da XXVII Feira da Cultura de Patu, realizada no período de 04 a 07 de setembro de 2010) e deixa um legado nada benéfico para os servidores municipais com um rombo de R$ 500 mil no Regime Próprio de Previdência Social.

Evilásia Gildênia de Oliveira, que nunca teve atuação na vida pública antes de 2009, ensejou ser a primeira mulher a assumir o Executivo de Patu. No entanto, (ainda que inconscientemente) abriu mão de ser protagonista na História do município, para ser coadjuvante e viver (politicamente) 8 anos na sombra de dois homens.

Vale ressaltar, que mesmo representando um setor historicamente minorizado, uma vez que só 13% das mulheres ocupam cargos eletivos no país, apesar delas serem a maioria do eleitorado, a prefeita de Patu preferiu não romper com as amarras dessa cultura machista e sexista.

Evilásia, que não teve e não tem coeficiente eleitoral próprio, em sua passagem meteórica na política, sai no dia 31 de dezembro de 2016, por onde entrou, pela porta dos fundos.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Cidades

Em meio à crise de arrecadação, prefeitura não cobra do patrão e incentiva a sonegação!

Política

Crise de representação política