Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 20 de julho de 2016

Coligações partidárias

postado por Carta Potiguar

Por Homero de Oliveira Costa – professor do Departamento de Ciências Sociais/UFRN

partidos1Com a proximidade das convenções partidárias e das eleições municipais em outubro, quando as candidaturas já estão definidas e as convenções apenas servirão para homologar e formalizar as prévias articulações, mais numa vez, estão sendo discutidas e articuladas coligações partidárias. E elas ocorrem num momento em que no país passa por uma profunda crise política, de representatividade dos partidos e de descrédito na política.

Em relação às coligações partidárias, desde a formação da primeira Comissão Especial de Reforma Política no Congresso Nacional em 1995 – e cujo relatório foi apresentado em 1998 – até 2015, quando foi constituída à comissão mais recente, havia um item que foi aprovado em todas as comissões: a proibição das coligações em eleições proporcionais.

Outras propostas, como a do PLS 430/2015, aprovada no Senado e ainda aguardando, desde agosto de 2015, decisão da Câmara,  determina a distribuição de vagas nas eleições proporcionais segundo o quociente eleitoral por partido, mesmo quando houver coligação. Partidos que não alcançarem o quociente não podem concorrer às sobras de vagas. É uma mudança importante porque , com as regras vigentes, um candidato pode ser eleito, mesmo que seu partido não atinja o quociente eleitoral, desde que esteja coligado e ele tenha mais votos do que candidatos das mesma coligação.

Quanto à proibição de coligações em eleições proporcionais, entre muitas propostas das Comissões Especiais de Reforma Política do Congresso Nacional, foi mais uma  não votada em plenário e por uma razão simples: não interessa aos partidos e, portanto, com chances zero de ser aprovada. As coligações beneficiam a maioria dos eleitos, deputados federais, estaduais e vereadores (a proporção dos que são eleitos com votos próprios é muito pequena nos respectivos parlamentos). E Isso vale tanto para os grandes como  principalmente para os pequenos partidos, porque aumentam as possibilidades de eleger seus candidatos. O problema é que, como se sabe, se coligam apenas para ampliar as suas chances, sem qualquer coerência programática e/ou ideológica, exceção dos partidos de esquerda como o Psol, com representação no Congresso Nacional, e outros sem representação como, por exemplo, o PSTU, PCO e PCB.

A manutenção das coligações reafirma às distorções da representação: com as regras vigentes, o eleitor vota num candidato de um partido da coligação e pode eleger um candidato de outro partido e essas coligações, em geral, se desfazem logo após a eleição.

A intenção para a formação de coligações era a de possibilitar a união de partidos com programas afins, que se mantivesse depois das eleições, mas não é isso que ocorre. A proliferação de partidos, facilitada pela legislação eleitoral, tem por objetivo o acesso ao Fundo Partidário, viabilizar candidaturas, a possibilidade de compor uma “base governistas”, com suas benesses e servir como “balcão de negócios” em períodos eleitorais (barganhas para ceder tempo de rádio e televisão no Horário Eleitoral, cargos etc.).

O problema, no entanto, não é a “inflação” de partidos políticos, de proibir a sua formação, porque isso é antidemocrático, e sim a falta de representatividade dos partidos que se formam (atualmente são 35 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral, 27 com representação no Congresso Nacional e mais 20 aguardando os trâmites para sua legalização).

O que tem havido, ao longo do tempo, são mudanças pontuais, que não alteram substancialmente as distorções da representação, como, por exemplo, a aprovação de uma “janela” para troca partidária, aberta pela promulgação da Emenda Constitucional 91/16 que permitiu a mudança de partido de 92 dos 513 deputados federais.  Que compromissos esses deputados tinham com os partidos (e coligações) pelos quais foram eleitos? A emenda, promulgada em 18 de fevereiro, abriu um prazo de 30 dias para os detentores de mandatos eletivos mudarem de legenda sem perder o mandato e foi o que muitos fizeram e certamente envolvendo mais negociações de bastidores do que discussões programáticas e/ou ideológicas.

Para mudar as regras vigentes e, portanto, melhorar o sistema eleitoral é fundamental, me parece, revisar a lei que permite as coligações e não há alternativa a não ser uma reforma política ampla. O problema é que, com esse Congresso, a possibilidade disso acontecer é remota e, portanto a próxima eleição apenas confirmará as distorções da representação política.

Com a manutenção do presidencialismo de coalizão, as alianças e formação de uma base de apoio parlamentar são necessárias para os respectivos executivos (municipal, estadual e federal), ou seja, para a chamada governabilidade e é obvio que a pulverização dos partidos dificulta a coordenação política dos poderes executivos.

No momento, está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC 151/2015), de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que altera o art. 17 da Constituição Federal para vedar coligações partidárias nas eleições proporcionais “cabendo aos partidos, nas eleições majoritárias, dispor sobre o regime de sua escolha, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas nos diversos âmbitos da Federação”.

Esta PEC, mesmo se for aprovada só valerá para as eleições de 2018. E esta é apenas uma, entre muitas propostas de uma reforma política,  que se depender apenas do Congresso Nacional, dificilmente será aprovada.

 

 

 

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Política

Crise de representação política

Política

A desconfiança nos partidos políticos e suas consequências