Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 25 de outubro de 2016

Centro Acadêmico desmente nota da UnP

postado por Carta Potiguar

O Centro Acadêmico de Pedagogia Sueldes Araújo responde a nota de esclarecimento emitida pela Universidade Potiguar no dia 21/10/2016 a respeito da não-realização da I Semana para o Fortalecimento do Movimento Estudantil, evento previsto para os dias 19 e 20 de outubro de 2016 na Escola de Educação, na UNP- Unidade Floriano Peixoto. Em nota, a Universidade Potiguar alega que o evento não ocorreu pelo não agendamento do auditório seguindo os trâmites e normas estabelecidas pela universidade. O que não é uma alegação verdadeira.

Com quase um mês de antecedência um dos membros do Caped Sueldes Araujo fez a reserva do auditório na coordenação do curso a uma das colaboradoras, perguntando inclusive se precisaria enviar um e-mail para a coordenação fazendo a reserva, tendo como resposta que não se fazia necessário, pois, a própria coordenação enviaria um e-mail para a prefeitura avisando para os bedéis da reserva do auditório. E tudo ocorreu como sempre, sem nenhuma objeção.

No dia 19/10 a comissão organizadora chega a universidade por volta das 16:00 horas e o auditório já estava pronto para ser utilizado. Como de costume a comissão pediu ajuda aos bedéis para ligar o equipamento de mídia, ar-condicionado e etc., e não houve sequer uma pergunta a respeito do evento subtendendo-se que já estavam cientes sobre sua realização.

Então vejamos, se houve irresponsabilidade de alguma parte, certamente não foi gestão do Caped Sueldes Araujo. Pois a mais de dois anos de sua existência NUNCA houve problema algum com as normas e trâmites legais para realização de eventos na universidade.

Ressalta-se que todo o procedimento feito para a realização da I semana para o fortalecimento do Movimento Estudantil foi o MESMO feito a ANOS de existência de Centro Acadêmico. O que causa muito estranhamento pela instituição só ter notado que havia algo de “irregular” nesse único evento, e na hora de acontecer.
A UNP também alega em nota que “reconhece que as discussões são importantes para desenvolver a análise crítica dos seus alunos e estimula esse tipo de atividade”.

O que de fato é de se admirar pois essa alegação não está de acordo com a atitude da colaboradora que impediu a realização do evento ao falar em alto e bom tom que “política não se discute em universidade”. A postura da colaboradora ao abordar os membros do Caped foi clara, o evento não iria acontecer por possuir caráter político.
O que a UNP não esclarece é que pessoalmente declara que não se discute política na universidade e em nota tenta classificar o Centro Acadêmico de Pedagogia de irresponsável, como se tivessem falhado na organização do evento.

O que a UNP também não esclarece em sua nota é que não se deu ao trabalho de explicar seu posicionamento pessoalmente para os convidados, incluindo ex professores da universidade que estavam na porta da unidade barrados de entrar no prédio. Muito menos um pedido de desculpas a universidade entendeu que os ex funcionários e convidados mereciam pelo constrangimento de terem sido impedidos de entrar no prédio.

Não houve tentativa de diálogo por parte da instituição para com os estudantes. O que reinou naquela situação foi uma atitude autoritária ao PROIBIR a realização de um evento onde já haviam pessoas no auditório a espera. O que aconteceu foi sim uma tentativa descarada de silenciamento dos estudantes e professores.

A nota de esclarecimento emitida pela UNP não explica o que realmente ocorreu no dia 19/10/2016.
O Centro Acadêmico de Pedagogia Sueldes Araujo continuará realizando eventos, e sim, fará reserva do auditório como sempre o fez, e de antemão deixa claro que a II Semana Para o Fortalecimento do Movimento Estudantil já está sendo planejada, e com apoio de docentes, e alunos.

Atenciosamente
Centro Acadêmico de Pedagogia Sueldes Araujo.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Política

UnP emite Nota de Esclarecimento

Política

Em Defesa Do Corporativismo Profissional Na Educação Pública Brasileira