Rio Grande do Norte, sábado, 27 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 28 de maio de 2017

Livro sobre piratas que teriam passado pelo Brasil será lançado em Natal nesta quarta-feira (31)

postado por Carta Potiguar

No próximo dia 31, o escritor Silvio Melo, estará na livraria Saraiva do Midway Mall para o evento de lançamento do livro “Bucaneira – Um arriscado resgate”, publicado pela editora portuguesa Chiado. O evento acontece às 19h e terá espaço para um bate-papo com o autor e sessão de autógrafos. A trama, que se passa na segunda década do século 18, parte da história de Anne Bonny, uma pirata nascida na Irlanda, que de fato atuou no Caribe e que inexplicavelmente sumiu, sem deixar nenhum registro. A emocionante narrativa é entremeada, ainda, por uma grande travessia que passa pela Costa Norte do Brasil.

O escritor Silvio Melo é ex-piloto de linha aérea (Foto: Cedida)

O autor, ex-piloto de linha aérea, conta que o tempo de exercício na profissão atingiu a marca de quarenta anos de trabalho e milhares de horas de voo sobre as Américas do Sul e Norte, Europa Ocidental e África, fazendo-o ter vontade de escrever sobre a ciência da navegação e as grandes travessias.

“Fiz diversos estudos e pesquisas para escrever e me aventurar nesse mundo da pirataria, navegações e grandes travessias através dos tempos. Os piratas foram os personagens escolhidos em razão de terem sido eles também grandes navegadores”, explica Silvio. O ponto forte do livro é a verossimilhança, que em nada lembra os personagens caricatos constantemente retratados nos filmes do gênero. Além da linguagem fluida e criativa, “Bucaneira” se destaca também pelo embasamento histórico e um misto entre realidade e ficção.

O livro “Bucaneira – Um arriscado resgate”, é publicado pela editora portuguesa Chiado. (Foto: Reprodução)

Durante o evento, Silvio abordará as inspirações que o levaram a escrever o livro, algumas curiosidades sobre a pirataria e como a navegação era utilizada em tempos remotos e sem a tecnologia atual. ˜Será uma excelente oportunidade para troca de conhecimento e para os interessados no mundo da pirataria e navegação, que querem saber mais sobre esses dois mundos”, aponta o autor.

Sobre o autor – Sílvio Melo, músico, compositor e Aviador, começou na carreira aviatória como professor titular de Navegação Aérea e adjunto em Aerodinâmica e Meteorologia na Escola de Aperfeiçoamento e Preparação da Aeronáutica Civil (EAPAC), no Rio de Janeiro, no ano de 1970. Atuou como piloto executivo e posteriormente como piloto de linha para Rio-Sul Serviços Aéreos/Varig S/A. Agora, Silvio segue com a divulgação do seu livro na capital potiguar, local que escolheu morar, após encerrar a carreira na aviação.

Serviço: Lançamento do livro “Bucaneira – Um arriscado resgate”

Data: 31/05/2017
Horário: Às 19h
Local: Av. Bernardo Vieira, 3775 – Livraria Saraiva do Midway Mall
Entrada gratuita

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

Departamento de Comunicação da UFRN promove I Semana de Jornalismo

Sociedade e Cultura

O hit "Despacito", Woody Allen e a espiral do silêncio