Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 6 de julho de 2012

Eleições 2012-Natal: conheça as coligações majoritárias e perfil dos prefeitáveis

postado por Daniel Menezes

Independentemente do candidato que venha escolher, você não pode negar que a eleição está bem recheada. Todos os prefeitáveis que sonham em administrar Natal são bem preparados e representam pontos ideológicos relativamente específicos.

Se você não está entre aqueles 2 de cada 10 habitantes que anula, vota em branco ou não comparece no dia da votação, terá a possibilidade de escolher entre os bons projetos disponíveis na prateleira política.

A eleição começou oficialmente hoje e, a partir de amanhã, estará liberada a propaganda nas redes sociais. O horário eleitoral gratuito inicia na segunda semana de agosto.

As ações eleitorais (comício, ação de sinal, etc) em espaços públicos devem ser registradas na justiça eleitoral e não podem passar das 10 da noite.

Nenhum candidato pode oferecer qualquer tipo de vantagem ao eleitor (camisa, boné, material de construção, dinheiro, etc.), sob pena de ser multado e até ter sua candidatura revogada.

Confira as coligações e os respectivos candidatos:

Natal merece respeito

Prefeito: Hermano Morais (PMDB)

Currículo: formado em Direito (UFRN) e especialista em Gestão Pública (UFRN). Iniciou a atividade política no movimento sindical e presidiu, por duas vezes, Associação dos Funcionários da Caixa Ecômica Federal (APCEF-RN). Em 1992, Hermano foi eleito para o seu primeiro mandato de vereador. Depois e compor chapa como vice-prefeito,em 1996, ele retomou o seu mandato na Câmara Muncipal em 2000, sendo reeleito nos pleitos de 2004 e 2008. Em 2010, chegou a assembléia legislativa do RN. É deputado estadual pelo PMDB.

Vice: Osório Jacome (PSC)

 

Por amor a Natal

Prefeito: Fernando Mineiro (PT)

Currículo: É formado em Biologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor da Rede Estadual de Educação. Atualmente, cumpre seu terceiro mandato como deputado estadual. Já cumpriu quatro mandatos como vereador na Câmara Municipal de Natal. Além disso, participou dos movimentos estudantil, popular e sindical na cidade e foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores – PT e da Central Única dos Trabalhadores – CUT no Estado.

Vice: Carlos Alberto (PT)

 

União por Natal

Prefeito: Carlos Eduardo (PDT)

Currículo: Formou-se em Direito pela Universidade Católica Santa Úrsula e desenvolveu atividade política em Natal. Filho do ex-prefeito do município, Agnelo Alves (cassado durante a ditadura militar), elegeu-se deputado estadual em 1986. Foi secretário de justiça durante o governo Garibaldi Alves. Em 2000 foi eleito vice-prefeito de Natal, tendo assumido a prefeitura em 2002, quando da renúncia da então prefeita, Wilma de Faria, para candidatar-se ao governo do estado. Reelegeu-se prefeito em 2004. Preside o PDT no RN.

Vice: Wilma de Faria (PSB)

 

Natal olha para frente

Prefeito: Rogério Marinho (PSDB)

Currículo: Formado em economia, Rogério Marinho foi eleito vereador, presidiu a Câmara Municipal do Natal e a Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM). É deputado federal desde 2006. Preside o PSDB no RN.

Vice: Haroldo Filho (DEM)

 

Frente ampla de esquerda

Prefeito: Robério Paulino (PSOL)

Currículo: Possui graduação em Bacharelado em Economia pela USP (2000), e doutorado (2006) em História Econômica pela mesma universidade. Atualmente é professor do depto de políticas públicas da UFRN.

Vice: Dario Barbosa (PSTU)

 

PCB

Prefeito: Roberto José Lopes (PCB)

Currículo: Sociólogo e professor. Já presidiu o PCB no RN.

Vice: Edson Barbosa (PCB)

 

PS. O registro da candidatura majoritária do PCB representou surpresa, pois não vinha sendo anunciada. Foi registrada no apagar das luzes do prazo permitido.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

One Response

  1. Matheuslacerd disse:

    Ficaria feliz se vocês fizessem o mesmo com outros municípios como São Gonçalo que é o meu.

Política

E aí, também vamos falar do caixa dois do PT?

Política

A força dos partidos