Rio Grande do Norte, sexta-feira, 17 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 26 de agosto de 2010

Sobre as pesquisas estaduais e nacionais

postado por Daniel Menezes

O instituto Sensus e o Vox Populi estão batendo um bolão nessas eleições. Enquanto o Montenegro – presidente do Ibope – anunciou vitória antecipada do Serra, Sensus e Vox Populi, através de inúmeras simulações, conseguiram antecipar a virada de Dilma. Agora arriscam um palpite ainda mais ousado – afirmam enfaticamente que Dilma vai levar ainda no primeiro turno.

Enquanto isso, o datafolha segurou o resultado favorável a Serra até quando foi possível. De uma outra para outra, em apenas uma semana, o datafolha noticiou um aumento de 17%! para Dilma. Algo inimaginável. Parece até que o eleitor brasileiro muda de opinião como troca de roupa. Na verdade o instituto se viu obrigado a repor a verdade.

No RN é que a coisa tá pegando. Os institutos apresentam dados que se diferenciam em mais de 15%! Algo não bate e alguém está enviesando as pesquisas. Essa diferença se torna ainda mais inverídica, na medida em esta diferença tende a ser menor quando as sondagens são continumante refeitas. A possibilidade de cair fora da margem de erro, traindo o intervalo de confiança se torna menos significativa.

O que pode-se perceber é que há instituto enviesando a constituição da amostra para beneficiar o seu contratante. O movimento é simples: a empresa de pesquisa contratada super valoriza a quantidade de questionários aplicados numa região ou numa classe social aonde o seu candidato tem maior densidade eleitoral.

Dizem que se um instituto bastante famoso publicar mais trÊs pesquisas, um determinado candidato ao governo do estado assume a liderança e, se brincar, ainda ganha no primeiro turno. Faz sentido!

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

É possível fazer uma campanha propositiva?

Política

A democracia sem povo