Rio Grande do Norte, terça-feira, 30 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 22 de fevereiro de 2012

Detran, um inferno às claras

postado por Carta Potiguar

Por Junior Paiva,

 

Estive na sexta feira dia 10.02 para dar entrada na renovação da minha carteira e passei cerca de 2:30 apenas ingressar com o pedido, bater uma foto e pagar. Não pude fazer mais nada, pois já era 13h10min e a atendente falou que não era mais possível prosseguir com o procedimento.

Segundo dia 13.02 estive novamente para fazer o exame de vista e acredite não saí ainda com a carteira.

Cheguei as 9:55 e fui atendido por uma funcionária que parecia não estar de bom humor. Era uma atendente para exame de vista e outra para o Psicoteste.

Em certo momento ela falou: “alguém procura ai o segurança para mandar esse povo sentar”, pois ela não estava suportando o calor.

Se ela parasse para olhar ao seu redor perceberia que não havia mais onde sentar e não teria ouvido a seguinte frase de um cidadão: “só se eu sentar em sua cabeça, não ta vendo que não tem onde sentar?”

Na verdade não era só ela que estava com calor, pois todos nós estávamos na mesma sauna, devido a grande quantidade de pessoas o ar não dava vencimento.

A sala estava lotada, com pessoas em pé, estacionamento lotado, um calor infernal, todo mundo reclamando e uma demora sem fim. E você pensa que mesmo pagando seus impostos esse serviço é gratuito? Paguei R$ 41,00 por o bendito exame de vista e R$ 63,00 para emissão de muito estresse e demora.

Conversei com algumas pessoas entre elas uma mulher que me falou que chegou à sala as 8:05 e já estava lotada. (Ela saiu as 11:06 sem a carteira).

Eu cheguei a pensar que isso fazia parte do Psicoteste, pois estaria testando já a paciência de cada um.

Interessante que depois das 10:20, quem chegava para pegar um atendimento para o médico a funcionária orientava que não podia mais dar entrada hoje. Porém, que fosse na Central do Cidadão do Centro a partir das 13:00 que lá fazia. Um casal que estava do meu lado disse: “ela devia ter vergonha de fazer as pessoas de besta”. E eu, curioso, perguntei por quê? E eles me falaram que não estava fazendo e sim agendando para duas ou três semanas para frente.

Será que esse povo não aprende que repassar o problema não resolve e sim revolta ainda mais a nós usuários desse serviço de péssima qualidade?

Depois de muita demora algumas pessoas foram embora e esqueceram, com o aperreio, os comprovantes de pagamento. Uma outra funcionaria disse: “vou deixar aqui, se não vierem pegar eu vou rasgar e jogar no lixo”. Não é piada.

Mas até que enfim, fiz o exame e saí as 13:42 sem a carteira claro! Me disseram que deveria ir ao Via Direta na terça feira à tarde para pegar a habilitação.

Coincidência, incompetência ou falta de respeito com o usuário?

Bom, você pode até pensar que isso só acontece no Detran. Não! Fui pegar minha habilitação e não estava pronta. Então, depois de dois dias fui novamente ao Detran do Via Direta conforme a orientação.

Mais um martírio. Muitas pessoas reclamando, batendo fotos, xingamentos e sofrendo com o péssimo atendimento.

Novamente… os funcionários reclamando, um calor infernal, as pessoas querendo seus documentos e, após muitas horas de espera, quando chegava sua vez não estava no local. Feio era o nome mais bonito que as pessoas saiam falando.

Mas depois de muita luta minha cruzada chegou ao fim. Foram vários dias de sofrimento e muita insatisfação.

Mas para você que ainda vai renovar sua habilitação, tome muito chá de maracujá, calmante e tenha muita paciência porque a falta de respeito é grande.

Como dizem que existem leis para fila de banco, bem que poderiam tomar a mesma atitude para as secretarias que tem atendimento ao público. Algo que se não estiver funcionando, os governantes sejam obrigados a direcionar as verbas para melhor atendimento.

Um caso a se pensar desde que traga uma melhor qualidade de vida para nos os usurários desta sucata de estruturas.

Responda-me você… o que acha?

Obs: se você for ao Detran não adianta ir ao setor de informações, pois as duas vezes que fui, conforme pode-se ver nas fotos da sexta e da segunda, não havia ninguém e as pessoas que lá estavam diziam que estavam esperando há tempos.

Imagem: “Inferno de Dante”, do pintor Sandro Botticelli.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

6 Responses

  1. Situação lamentável e recorrente há pelo menos alguns anos. O tratamento dos funcionários, como você bem relatou, é digno de revolta (confesso que já desejei muito mal a algumas dessas pessoas). Parabéns pela denúncia, fundamentada e com registros que mostram com perfeição a situação desesperadora desse órgão.

  2. Lima disse:

     

    Essas verdades têm que ser dita para que esses gestores
    tenham mais respeito com o usuário. Uma das “Vergonhas” do RN.

     

  3. Lizana disse:

    Quer que eu te fale? Já passei pela mesma coisa e essa funcionária que mandou chamar o segurança com muito mau humor é a Sra. Loira que se vc ficar em frente a ela a posição dela será a da esquerda!
    Ela é uma peste e acha que pode tratar todo mundo com desrespeito por ela achar que é um Deus! Mas comigo ela se lascou… Disse tudo o que ela precisava ouvir e um pouco mais, em cima do salto, é claro!
    E quer saber? Se você procurar o diretor do DETRAN ele nunca estará lá! Pois o próprio funcionário disse que ele aparecia quando queria! Pode?! E quer saber a melhor? Mainha tem uma amiga que conhece o mesmo e quando essa amiga ligou para o celular dele sabe onde a criatura estava?! Em um bar tomando cerveja acredite se quizer! E também não é piada! Poderia falar muito mais, mas prefiro me calar!
    QUER QUE A SUA VIDA SE TORNE UM INFERNO???
    TENHA ALGO PARA RESOLVER NO DETRAN!!!
    VERGONHA!

  4. Adeliannicacio disse:

    Queria tambem deixar aqui a minha indignicao, pois nao eh so no Detran que o povo eh tratado com desrespeito, mas em todo o setor publico e tbm em cartorios da nossa cidade, se pagam impostos e qdo prucuramos ser atendidos como se estivessemos pedindo um favor. O funcionarismo publico precisa ser reciclado, ter cursos de como tratar bem os seus clientes. Problemas com ma remuneracao, nao deve ser desculpas pra atender mal a populacao em geral.

  5. Klendja disse:

    Mandei para a ouvidoria a alguns dias.

    TOTAL DESPREPARO DOS FUNCIONÁRIOS E NÃO HÁ SEQUER A MÍNIMA ESTRUTURA PARA O ATENDIMENTO.Passeia uma manhã inteira para requerer a renovação da minha habilitação na Central do cidadão de Paramirim/RN e na impossibilidade de permanecer uma uma fila que ultrapassava 50 pessoas decidi dar continuidade no processo de retirada de foto e marcação de exame na central do Cidadão do Via Direta, Natal-RN em um outro dia.Ao chegar ao Detran do shopping,por volta das 09:40 da manhã, peguei uma ficha com o número 48,sendo orientada por uma das funcionarias a voltar com meia hora pois não havia lugar na sede do Dentran para que eu ficasse dentro do ambiente destinado ao atendimento. Perambulei pelo shopping durante meia hora e quando voltei havia passado a minha ficha e o pró prio gerente da Central do Cidadão me forneceu uma outra ficha no final da fila, já com o número de 78, porém ao pegar a ficha questionei ao gerente se seria necessário o Boletim de Ocorrencia que consta a perda da habilitação, uma vez que eu não havia levado e pelo mesmo foi informado que não havia necessidade de tal documento.Após duas horas de espera, um funcionário, o qual não sei o nome ,pois nenhum dos funcionários daquele setor usam crachá de identificação, pediu a documentação que seria necessária para a retirada da fotografia e um cadastro no sistema virtual e entre a documentação estava o BO, no entanto informei que o gerente havia me informado que não era necessário tal documento e este me encaminhou a uma outra fila que enfim eu pudesse ser fotografada e após ser atendida me foi dito que eu não poderia fazer a renovação da habilitação sem o Boletim de Ocorrência de perda do documento em mãos.Revoltada com a situação, uma vez que já eram 13:00 e desde às 09:45 eu esperava, pedi para fazer um BO na delegacia e na volta ser atendida de imediato uma vez que o tempo de espera já havia sido absurdo.Após feito o BO e retirado a fotografia fui encaminhada a recepção novamente para que pegasse uma ficha para a marcação do exame. Na minha frente haviam mais de 40 pessoas e eu peguei a ficha 95. Mais duas horas de espera até as 15:00 até se atendida por uma funcionária que me disse não poder marcar o exame naquela unidade já que o requerimento de entrada havia sido feito em Parnamirim-RN.Depois de 5 horas de espera e de ter passado por mais de 5 funcionários, que sempre pediam os mesmos documentos, documentos estes que constavam o local de entrada, foi que me informaram da impossibilidade de realização do exame naquele lugar.Vale salientar que eu não era a única indignada no lugar, haviam pessoas que chegaram mais cedo que eu e por uma burocracia ou outra não foram atendidas. É INADMISSIVEL que um órgão governamental que arrecada o que o Detran arrecada tenha uma total desorganização desta e um despreparo para atender os CLIENTES, porque ali nós estamos pagando. Não é um documento gratuito e nem tão pouco barato.Não se admite um desrespeito deste tamanho com um ser humano e muito menos com um cidadão que está ali para requerer um direito seu.E é diante dos fatos narrados, gostaria de que fosse tomada alguma providencia e que me fosse respondido, pois espero ansiosamente comprovar o funcionamento pelo menos deste setor do Detran, uma vez que os demais estão completamente abandonados.Kléndja 

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