Por Junior Paiva,
Estive na sexta feira dia 10.02 para dar entrada na renovação da minha carteira e passei cerca de 2:30 apenas ingressar com o pedido, bater uma foto e pagar. Não pude fazer mais nada, pois já era 13h10min e a atendente falou que não era mais possível prosseguir com o procedimento.
Segundo dia 13.02 estive novamente para fazer o exame de vista e acredite não saí ainda com a carteira.
Cheguei as 9:55 e fui atendido por uma funcionária que parecia não estar de bom humor. Era uma atendente para exame de vista e outra para o Psicoteste.
Em certo momento ela falou: “alguém procura ai o segurança para mandar esse povo sentar”, pois ela não estava suportando o calor.
Se ela parasse para olhar ao seu redor perceberia que não havia mais onde sentar e não teria ouvido a seguinte frase de um cidadão: “só se eu sentar em sua cabeça, não ta vendo que não tem onde sentar?”
Na verdade não era só ela que estava com calor, pois todos nós estávamos na mesma sauna, devido a grande quantidade de pessoas o ar não dava vencimento.
A sala estava lotada, com pessoas em pé, estacionamento lotado, um calor infernal, todo mundo reclamando e uma demora sem fim. E você pensa que mesmo pagando seus impostos esse serviço é gratuito? Paguei R$ 41,00 por o bendito exame de vista e R$ 63,00 para emissão de muito estresse e demora.
Conversei com algumas pessoas entre elas uma mulher que me falou que chegou à sala as 8:05 e já estava lotada. (Ela saiu as 11:06 sem a carteira).
Eu cheguei a pensar que isso fazia parte do Psicoteste, pois estaria testando já a paciência de cada um.
Interessante que depois das 10:20, quem chegava para pegar um atendimento para o médico a funcionária orientava que não podia mais dar entrada hoje. Porém, que fosse na Central do Cidadão do Centro a partir das 13:00 que lá fazia. Um casal que estava do meu lado disse: “ela devia ter vergonha de fazer as pessoas de besta”. E eu, curioso, perguntei por quê? E eles me falaram que não estava fazendo e sim agendando para duas ou três semanas para frente.
Será que esse povo não aprende que repassar o problema não resolve e sim revolta ainda mais a nós usuários desse serviço de péssima qualidade?
Depois de muita demora algumas pessoas foram embora e esqueceram, com o aperreio, os comprovantes de pagamento. Uma outra funcionaria disse: “vou deixar aqui, se não vierem pegar eu vou rasgar e jogar no lixo”. Não é piada.
Mas até que enfim, fiz o exame e saí as 13:42 sem a carteira claro! Me disseram que deveria ir ao Via Direta na terça feira à tarde para pegar a habilitação.
Coincidência, incompetência ou falta de respeito com o usuário?
Bom, você pode até pensar que isso só acontece no Detran. Não! Fui pegar minha habilitação e não estava pronta. Então, depois de dois dias fui novamente ao Detran do Via Direta conforme a orientação.
Mais um martírio. Muitas pessoas reclamando, batendo fotos, xingamentos e sofrendo com o péssimo atendimento.
Novamente… os funcionários reclamando, um calor infernal, as pessoas querendo seus documentos e, após muitas horas de espera, quando chegava sua vez não estava no local. Feio era o nome mais bonito que as pessoas saiam falando.
Mas depois de muita luta minha cruzada chegou ao fim. Foram vários dias de sofrimento e muita insatisfação.
Mas para você que ainda vai renovar sua habilitação, tome muito chá de maracujá, calmante e tenha muita paciência porque a falta de respeito é grande.
Como dizem que existem leis para fila de banco, bem que poderiam tomar a mesma atitude para as secretarias que tem atendimento ao público. Algo que se não estiver funcionando, os governantes sejam obrigados a direcionar as verbas para melhor atendimento.
Um caso a se pensar desde que traga uma melhor qualidade de vida para nos os usurários desta sucata de estruturas.
Responda-me você… o que acha?
Obs: se você for ao Detran não adianta ir ao setor de informações, pois as duas vezes que fui, conforme pode-se ver nas fotos da sexta e da segunda, não havia ninguém e as pessoas que lá estavam diziam que estavam esperando há tempos.
Imagem: “Inferno de Dante”, do pintor Sandro Botticelli.
Situação lamentável e recorrente há pelo menos alguns anos. O tratamento dos funcionários, como você bem relatou, é digno de revolta (confesso que já desejei muito mal a algumas dessas pessoas). Parabéns pela denúncia, fundamentada e com registros que mostram com perfeição a situação desesperadora desse órgão.
Essas verdades têm que ser dita para que esses gestores
tenham mais respeito com o usuário. Uma das “Vergonhas” do RN.
Quer que eu te fale? Já passei pela mesma coisa e essa funcionária que mandou chamar o segurança com muito mau humor é a Sra. Loira que se vc ficar em frente a ela a posição dela será a da esquerda!
Ela é uma peste e acha que pode tratar todo mundo com desrespeito por ela achar que é um Deus! Mas comigo ela se lascou… Disse tudo o que ela precisava ouvir e um pouco mais, em cima do salto, é claro!
E quer saber? Se você procurar o diretor do DETRAN ele nunca estará lá! Pois o próprio funcionário disse que ele aparecia quando queria! Pode?! E quer saber a melhor? Mainha tem uma amiga que conhece o mesmo e quando essa amiga ligou para o celular dele sabe onde a criatura estava?! Em um bar tomando cerveja acredite se quizer! E também não é piada! Poderia falar muito mais, mas prefiro me calar!
QUER QUE A SUA VIDA SE TORNE UM INFERNO???
TENHA ALGO PARA RESOLVER NO DETRAN!!!
VERGONHA!
Queria tambem deixar aqui a minha indignicao, pois nao eh so no Detran que o povo eh tratado com desrespeito, mas em todo o setor publico e tbm em cartorios da nossa cidade, se pagam impostos e qdo prucuramos ser atendidos como se estivessemos pedindo um favor. O funcionarismo publico precisa ser reciclado, ter cursos de como tratar bem os seus clientes. Problemas com ma remuneracao, nao deve ser desculpas pra atender mal a populacao em geral.
Cara vc ta certo! Tem que ter reciclagem mesmo.
Mandei para a ouvidoria a alguns dias.
TOTAL DESPREPARO DOS FUNCIONÁRIOS E NÃO HÁ SEQUER A MÍNIMA ESTRUTURA PARA O ATENDIMENTO.Passeia uma manhã inteira para requerer a renovação da minha habilitação na Central do cidadão de Paramirim/RN e na impossibilidade de permanecer uma uma fila que ultrapassava 50 pessoas decidi dar continuidade no processo de retirada de foto e marcação de exame na central do Cidadão do Via Direta, Natal-RN em um outro dia.Ao chegar ao Detran do shopping,por volta das 09:40 da manhã, peguei uma ficha com o número 48,sendo orientada por uma das funcionarias a voltar com meia hora pois não havia lugar na sede do Dentran para que eu ficasse dentro do ambiente destinado ao atendimento. Perambulei pelo shopping durante meia hora e quando voltei havia passado a minha ficha e o pró prio gerente da Central do Cidadão me forneceu uma outra ficha no final da fila, já com o número de 78, porém ao pegar a ficha questionei ao gerente se seria necessário o Boletim de Ocorrencia que consta a perda da habilitação, uma vez que eu não havia levado e pelo mesmo foi informado que não havia necessidade de tal documento.Após duas horas de espera, um funcionário, o qual não sei o nome ,pois nenhum dos funcionários daquele setor usam crachá de identificação, pediu a documentação que seria necessária para a retirada da fotografia e um cadastro no sistema virtual e entre a documentação estava o BO, no entanto informei que o gerente havia me informado que não era necessário tal documento e este me encaminhou a uma outra fila que enfim eu pudesse ser fotografada e após ser atendida me foi dito que eu não poderia fazer a renovação da habilitação sem o Boletim de Ocorrência de perda do documento em mãos.Revoltada com a situação, uma vez que já eram 13:00 e desde às 09:45 eu esperava, pedi para fazer um BO na delegacia e na volta ser atendida de imediato uma vez que o tempo de espera já havia sido absurdo.Após feito o BO e retirado a fotografia fui encaminhada a recepção novamente para que pegasse uma ficha para a marcação do exame. Na minha frente haviam mais de 40 pessoas e eu peguei a ficha 95. Mais duas horas de espera até as 15:00 até se atendida por uma funcionária que me disse não poder marcar o exame naquela unidade já que o requerimento de entrada havia sido feito em Parnamirim-RN.Depois de 5 horas de espera e de ter passado por mais de 5 funcionários, que sempre pediam os mesmos documentos, documentos estes que constavam o local de entrada, foi que me informaram da impossibilidade de realização do exame naquele lugar.Vale salientar que eu não era a única indignada no lugar, haviam pessoas que chegaram mais cedo que eu e por uma burocracia ou outra não foram atendidas. É INADMISSIVEL que um órgão governamental que arrecada o que o Detran arrecada tenha uma total desorganização desta e um despreparo para atender os CLIENTES, porque ali nós estamos pagando. Não é um documento gratuito e nem tão pouco barato.Não se admite um desrespeito deste tamanho com um ser humano e muito menos com um cidadão que está ali para requerer um direito seu.E é diante dos fatos narrados, gostaria de que fosse tomada alguma providencia e que me fosse respondido, pois espero ansiosamente comprovar o funcionamento pelo menos deste setor do Detran, uma vez que os demais estão completamente abandonados.Kléndja