Rio Grande do Norte, domingo, 28 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 27 de fevereiro de 2012

As maravilhosas novidades do Imposto de Renda/2012

postado por Arthur Dutra

Boas notícias! Já está disponível o programa para declarar o Imposto de Renda 2012!

Ah, não é uma boa notícia para você? Ora, não se desanime. Soube de uma fonte muito segura que o tal programa tem tantas potencialidades que você praticamente vai se viciar nele. Passarei a mostrar a principal delas. Mas não antes de uma retrospectiva.

Naqueles velhos tempos em que declarávamos o Imposto de Renda em papel, nossa relação com o Fisco era pálida, se o papel fosse ofício, ou amarelada, se ele fosse almaço. De modo que, de um jeito ou de outro, a coisa terminava na mãozada e na olhada. Tudo feito na munheca do contribuinte e conferido pelos olhos dos fiscais. Só no fim é que vinha a paulada.

Hoje, não! A modernidade, esta raposa felpuda, já nos espreita com olhos digitais, estampados em cada megapixel de imagem bem resolvida de nossos monitores de LCD. Portanto, nada de gastar a munhequinha em anotações de formulários assombrados. Digitou, enviou, pagou. Ínfimas frações de segundos separam a entrega online da declaração do momento de pagar a conta.

A verdade é que há alguns anos isso já acontece assim, mais precisamente desde quando aqueles jurássicos disquetes 3.1/2 foram abolidos. Mas saiba: o Fisco prepara ainda mais novidades na esteira dessa digitalização.

Redes sociais. Esta é a nova moda no momento. Interagir com outras pessoas, expor suas opiniões e sua vida em tempo real para o mundo todo ver como você é bacana e está por dentro das news da modernidade. Bom, né? Pois, agora, na sua Declaração de Imposto de Renda, você vai poder fazer isso mesmo sem querer.

É que o novo programa da Receita Federal vai linkar seu CPF com todas as suas contas nas redes sociais a fim de ajudar no detalhamento do seu patrimônio. Ora, vejam! Isso poderá ser tão útil para algumas pessoas mais exibidas que poderíamos até dispensar uma declaração formal ao Leão.

Se você é do tipo que vive postando fotos de viagens, carros, festas e pessoas-objeto ao seu lado, ficará claro à Receita que você é um abastado, capaz, portanto, de doar ao governo brasileiro a bagatela de 27,5% dos seus rendimentos, ou seja lá como você chame a bufunfa que adentra no seu bolso e sai mais rápido ainda para adquirir os produtos de luxo que tanto ostenta.

Nada de contador, amigo! Bastam algumas fotos na Europa, nos EUA e, principalmente, em Dubai postadas no Facebook e o fiscal poderá avaliar seu patrimônio com uma exatidão impressionante.

Nada de contracheques! Umas fotinhas de pratos chiques em restaurantes sofisticados no Twitter e toda a sua renda mensal será precisamente conhecida pela Receita Federal como já é pela sociedade ‒ pelo menos na aparência da vitrine das redes e colunas sociais.

Apenas o Orkut será excluído da varredura, de modo que lá você ainda pode esbanjar a bonança ou a aparência dela ‒ se tiver coragem de passar esta vergonha, claro.

Para o mundo todo saber, sim; para o Fisco, não? Ora, amigos, o Fisco também é gente como a gente e merece curtir e retweetar as vitórias que ostentamos para todo o planeta ver. Tudo isso, claro, para poder também compartilhar os frutos de nossos sucessos. Assim, nada mais justo do que fazer essa mistura de Declaração de Imposto de Renda com redes sociais a fim de escancarar nossa já aberta vida. Assim, poderemos ser contemplados com uma excelente oportunidade de fazer nossa doação ao Estado brasileiro para que ele distribua nossos donativos entre os corruptos na nação.

Você agora está se perguntando sobre as deduções. Nada se salvará, nem mesmo as mentirinhas inventadas no exercício da grandiloquência midiática, ou seja, as vantagens contadas para impressionar. Ah, são elas a substância do seu “patrimônio”? Problema seu. Vai pagar imposto sobre elas também!

– Mas isto é uma indignidade!

Concordo. Mas quem sabe assim, no próximo ano, você pense melhor antes de sair esbanjando o que não tem pelas ondas da Internet. Como eu disse ali em cima, os monitores agora tem olhos, amigo…

P.S.: Antes que algum desavisado saia desesperado apagando todas as fotos dos seus perfis nas redes sociais, digo-lhes que isto é apenas uma brincadeira.

Arthur Dutra

Advogado. Editor, proprietário, patrocinador e único escritor do blog "Escritos Improvisados" (http://escritosimprovisados.blogspot.com). Twitter: @ArthurDutra_

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

Para saudar um novo clássico: dez anos da morte de Pierre Bourdieu

O paradoxo da máscara
Sociedade e Cultura

O paradoxo da máscara