Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 26 de junho de 2012

Fim da estratégia retrovisor? Rosalba troca o “Reconstruir e Avançar” pelo “Trabalhando por um RN maior”

postado por Daniel Menezes

Rosalba Ciarlini trocou o seu slogan de gestão. Saiu o “reconstruir e avançar” e entrou o “Trabalhando por um RN maior”. A frase já está estampada na propaganda do governo do RN na Tv. A alteração é reflexo das últimas pesquisas empreendidas. Além de Natal, que já se encontra com a quase reprovação de 08 cidadãos a cada 10 natalenses, a governadora também vem despencando no gosto popular nos mais variados municípios do interior. Mente quem diz o contrário.

A mudança pode sinalizar a troca de percurso. Isto porque, a estratégia retrovisor alojou Wilma de Faria confortavelmente na oposição, e, vamos ser sinceros, sem a necessidade da guerreira fazer muito esforço. A sociedade se contenta com as críticas a gestão anterior até os primeiros seis meses de administração. Depois quer ver resultados e não lamentações. Quando ultrapassa o limite, o líder acaba por vitimizar o seu oponente.

O exemplo de Micarla de Sousa X Carlos Eduardo está espreitando. O ex-prefeito, que passou 3 anos sem mandato, conseguiu montar um sólido recall eleitoral em decorrência da polarização criada pela prefeita verde.

Rosalba Ciarlini não deseja fazer o mesmo com Wilma de Faria. Até porque todos sabem que, se Carlos Eduardo ganhar em Natal e Wilma contribuir para a vitória em algumas cidades polos, como o cenário vem projetando, em 2014 a guerreira pode voltar.

Porém, para fazer um RN maior, Rosalba precisa começar a mostrar a que veio. Um governo não pode viver apenas de frases de efeito. Só a forma não resolve. Melhor propaganda é aquela que mostra resultados concretos.

FAZENDO ACONTECER… NA TV

Rosalba Ciarlini vem investindo tanto em propaganda, que suas inserções na Tv têm até ator global.

OPORTUNIDADE

O PSB vem aproveitando bem a polarização com Rosalba Ciarlini. Os spots do partido na Tv compara as avaliações, conforme pesquisas, de Wilma com as da atual governadora. E termina dizendo mais ou menos assim: nunca fomos avaliados negativamente. E contra fatos não há argumentos, emenda o texto falado.

SINAL DE PERIGO

Wilma de Faria precisa antes manter a presidência estadual da sua sigla. Tanto é que, em seus cálculos, já equaciona como enquadrar Sandra/Larissa Rosado, suas principais adversárias dentro do partido de Miguel Arraes.

AMIGO DA ONÇA

Wilma de Faria lançou a candidatura de Robinson Faria para disputar as eleições 2014 na condição de governadorável. Ora, um jeito de fritar o nome do ex-mais novo aliado. Afinal, Robinson Faria terá de atravessar um caminho sinuoso até 2014, se tornando a vidraça a ser quebrada.

Desgastado, Wilma de Faria entraria em cena e se lançaria em seu lugar. Bem, como 2012 passa por 2014, o que se estabelece, ao meu modesto ver hoje, é que Wilma sairá para o governo do RN, Fátima para o Senado e Robinson voltaria para a presidência da assembléia. É o que parece se configurar. Mas é só uma aposta, é importante lembrar.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

Luiz Almir e Micarla de Sousa: tem boi na linha?

Política

O fantasma do autoritarismo latino-americano