Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 30 de junho de 2012

PSDB – Golpe no Paraguai e hotéis na via costeira: governo para o povo?

postado por David Rêgo

“O PSDB respeita a decisão do Legislativo paraguaio e ressalta que defende a democracia em todas as nações”.

Esta é a frase do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra. A direita parece começar a “jogar limpo” e deixar claro seus pontos de vista em relação ao seu conceito de democracia que, estranhamente, está mais para oligarquia. São vários os protestos do povo contra a queda de Fernando Lugo que teve um “processo de julgamento” que levou menos de 24 horas e não deu condições ao então presidente apresentar sua defesa. Segundo a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH) o processo é uma “paródia de Justiça”. Uma justiça onde você pode ser acusado e não pode defender-se. O PSDB apoia essa ideia (como está claro na frase do presidente do partido, Sérgio Guerra)!

Em Natal o PSDB também tem “jogado limpo”. Rogério Marinho (pré-candidato da sigla) já afirmou ser favorável à construção de mais hotéis na Via-costeira, área que, de acordo com IBAMA entro outros órgãos, é de fundamental importância para a manutenção dos lençóis freáticos que já estão contaminados devido a falta de infra-estrutura de muitos hotéis ali instalados. De acordo com o candidato, os novos hotéis que se instalariam iriam cumprir todas as normas ambientais exigidas.

Surge um questionamento simples neste momento: os hotéis que aí estão não cumprem as normas ambientais… os novos cumprirão? Muitos políticos aproveitam-se da ingenuidade do povo para obter sucesso em suas campanhas.

Alguns blogs e veículos de imprensa “oficias” do Estado afirmam que aqueles políticos que são contra a “ocupação da via costeira” estariam sendo contra o desenvolvimento. Precisamos pensar qual o conceito de desenvolvimento queremos. Caso o conceito de desenvolvimento esteja ligado à qualidade de vida para todos devemos questionar tais construções.

O PSDB tem deixado claro sua perspectiva: lucro acima de todos, inclusive acima do bem público.

David Rêgo

Sociólogo, antropólogo e cientista político (UFRN). Professor do ensino médio e superior. Áreas de interesse: Artes marciais, política, movimentos sociais, quadrinhos e tecnologia.

Comments are closed.

Política

Lei que permite Governo Rosado terceirizar serviços pode acabar com concursos públicos no RN

Política

Charge: Se você olhar, você vai ver