Rio Grande do Norte, quarta-feira, 15 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 18 de julho de 2012

Eleições municipais em Natal: como é difícil prever alguma coisa na disputa pela Câmara Municipal

postado por Carta Potiguar

Do Blog do Edmilson Lopes,

Por Edmilson Lopes Jr, Professor de Sociologia da UFRN,

 

Se você fizer uma análise das últimas eleições na Cidade do Sol, e cruzar dados importantes como abstenção e número de votos nulos, perceberá que menos de 70% dos eleitores aptos a votar escolhem um vereador.

Uma das lições que um ator político pode tirar dessa realidade é trivial, mas algo olvidado sempre, especialmente pelos estreantes na disputa: tentar se dirigir ao público em geral é perda de tempo e recursos. O que isso significa? Que não dá para investir em um discurso genérico para o distinto público.

Uma derivação da colocação anterior é: se as redes sociais pesam significativamente em uma eleição para vereador em qualquer cidade do Brasil, em Natal essas redes são definidoras. E quando falo em redes, lembremos acacianamente, não estou me referindo à internet.

As chamadas redes sociais virtuais podem até pesar (e, não raro, dão forma e volume a algumas campanhas), mas é necessário que elas existam no mundo real.

Os espaços tradicionais, à direita e à esquerda, já estão bem delimitados na Cidade do Sol. Cada vereador atual tem o seu, como direi?, “quadrado”. Dentro dele, sambam. Um novato tem que correr por fora, buscar e construir uma identidade e mobilizar uma rede ainda não devidamente explorada. Ou, o que também vale, explorada sem muita competência pelos donos das capitanias hereditárias.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Política

Perfil dos vereadores: a candidatura jovem de Raoni Oliveira

Política

“Vamos fazer uma transformação na saúde pública de Natal”, afirma Mineiro‏