Rio Grande do Norte, quarta-feira, 15 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 18 de julho de 2012

Perfil dos vereadores: a candidatura jovem de Raoni Oliveira

postado por Daniel Menezes

É preocupante saber que a Câmara Municipal do Natal pode ser ocupada por jovens sem nem uma história política, totalmente despreparados.

Pior. Por trazerem o modus operandi dos parentes políticos consolidados, já ingressam na CMN ligados a bancada dos transportes, da construção civil, das universidades privadas, da gasolina, das cooperativas médicas, menos a bancada que representa os interesses da cidadania. Ainda com espinhas nos rostos, entram no parlamento municipal decrépitos quando o assunto é prática política.

Há uma candidatura em especial que vem dando o que falar. Tendo um pai legislador influente em âmbito estadual, o rapazote já arrecadou mais de 1 milhão de reais, reuniu partidos e consultores de campanha experientes. Só falta o fundamental: projeto político.

A CMN precisa de juventude, mas que alie a garra e o entusiasmo da idade com uma visão para Natal. O momento não é para o trator do marketing e do poderio financeiro. Não para mais do mesmo. É preciso resgatar a capital do RN do caos administrativo (prefeitura) e legislativo (câmara) em que ela se enfiou. Micarla de Sousa já foi mais do que suficiente, não? É preciso acreditar em gente nova, mas que traga algo de diferente.

Bem, vamos apresentar alguns nomes que consideramos – você não precisa concordar, mas nos dê o benefício do princípio da leitura de boa vontade – interessantes para renovar a CMN, o poder legislativo que deu toda a sustentação para as lambanças de Micarla de Sousa.

Começando na pegada das novas candidaturas, vale a pena conferir a atuação do candidato Raoni Oliveira (PT). Tem história no movimento estudantil e cultural de Natal e estuda os problemas da cidade, tendo como enfoque fundamental a representação dos jovens.

 

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

6 Responses

  1. Rafael F. disse:

    Olha o Jabá.

  2. Daniel Menezes disse:

    Caro Rafael,

    quando pensamos em fazer as postagens com o “perfil dos vereadores”, imaginei que sofreríamos com este tipo de insinuação.
    Mas peço, se realmente sua afirmação não for pautada pela simples maledicência, uma reflexão da sua parte:
    Se nós gostássemos de “Jabá”, como você afirma, não seria bem mais fácil atingir esse desejo, procurando o candidato que eu critiquei no início do texto? Porque aquele sim vem despejando dinheiro na cidade.
    Se nosso objetivo fosse o “Jabá”, a proposta do site não deveria se voltar para a babação do poder?
    Nos EUA e na Europa, os veículos fazem campanha aberta e declaram voto sem medo, defendendo os princípios que acreditam. Cabe ao eleitor decidir se concorda ou não. É mais honesto do que a “imparcialidade” que vigora por aqui, que fica empurra ideologia e oculta fatos, sob a desculpa de que está informando.

  3. Raul disse:

    Gostaria de uma análise do site sobre a candidatura da professora Amanda Gurgel.

  4. Raoni, ótimo nome! Tem história no movimento estudantil, experiencia política e vontade de fazer o novo.

  5. Em 2008 tivemos um jovem vereador eleito que seguiu rigorosamente a cartilha dos seus colegas: fez uma legislatura medíocre, além de ter integrado o consórcio governista.

Política

Carlos Eduardo em busca da Nova Parnamirim natalense

Política

Eleições municipais em Natal: como é difícil prever alguma coisa na disputa pela Câmara Municipal