Rio Grande do Norte, segunda-feira, 20 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 27 de julho de 2012

PMDB (Hermano) e PV (Micarla): tudo a ver

postado por Daniel Menezes

Por mais que o assunto seja tratado de maneira velada, não é mais segredo para ninguém que Micarla de Sousa, presidente estadual do Partido Verde, está emprestando sua “estrutura” e pedindo para que seus liderados votem em Hermano Morais.

Há toda uma pressão, que hoje é exercida pelos secretários junto aos cargos de comissão do município. Os trabalhadores comissionados estão recebendo “recomendações” dos chefes das pastas da prefeitura, para que sufraguem sua escolha e trabalhem para o prefeitável do PMDB.

Praticamente todas as lideranças verde irão apoiar Hermano Morais – Luiz Almir, Edivan Martins, Paulo Davim, Gilson Moura, Kalazans Bezerra, secretários, etc. Enquanto isso, Hermano produz discurso ameno contra o caos instalado por Micarla de Sousa. Diz, para livrar a administração do PV, que Natal não conhece uma boa gestão faz 20 anos. Ou seja, acaba, injustamente, pondo Micarla de Sousa, Carlos Eduardo e Wilma de Faria no mesmo patamar.

O eleitor precisa conhecer às bases de sustentação política do candidato em que irá votar. Afinal, o prefeito vencedor não administra sozinho, cede poder para os seus apoiadores. Se o PMDB ganhar, terá de levar o modo Micarla de governar, como a prefeita confiou secretarias fundamentais de sua gestão para que Henrique Alves, líder de Hermano, indicasse nomes para ocupar pastas municipais. A de obras foi uma delas.

Hermano tem todo o direito, para viabilizar a sua candidatura, de buscar qualquer força que seja. Porém, democracia se faz com informação e o eleitor deve compreender, satisfatoriamente, o que/quem vai escolher. Deve saber, portanto, que, ainda que o apoio não esteja verbalizado e publicizado, o PV é PMDB. Ou o PMDB é PV?

FICHA SUJA?

Rogério Marinho apareceu na lista dos candidatos que respondem ações no Supremo Tribunal Federal. Para não pairar dúvida, deve apresentar para a sociedade a razão das causas.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

5 Responses

  1. Inacio Loyola disse:

    Apesar de conter certa ilação, o raciocínio faz todo sentido.

  2. Fela disse:

    Você esqueceu de dizer que Henrique apareceu na prefeitura como aquele que iria assegurar as obras de mobilidade da copa. Micarla deu a secretaria de obras e de mobilidade urbana por causa disso. Henrique também é responsável pelo atraso das obras de mobilidade.

  3. Vanessa disse:

    Êta RN sem fim. Os anos passam e os Alves querem se perpetuar no poder ad infinitum.

  4. Gustavo Queiroz disse:

    Se Hermano ganhar quem vai mandar é Henriquinho, o copa do mundo. Não consiguiu vencer nem Aldo Tinoco e fica inventando candidato independente pra enganar natal.

  5. Daniel Menezes disse:

    Opa Fela,

    esqueci sim… Foi proposital. Seria assunto de um texto posterior. De qualquer modo, foi bom ter lembrado.

    abç.

Política

Direito da democracia: a sopa de letrinhas

Política

Revista de circulação nacional acusa José Agripino de receber dinheiro do valerioduto tucano