Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 14 de outubro de 2012

Um Lula incomoda muita gente…

postado por Daniel Menezes

Lula saiu com aprovação recorde e não se embrenhou por perspectivas continuístas, come fez FHC, quando aprovou, em tempo recorde?, a sua reeleição no congresso.

Em seu governo, Lula proporcionou a maior redistribuição de renda da história. Os dados não são meus, mas do próprio IBGE.

Mas as elites não aceitam uma gestão que é mais pelo trabalho do que pelo capital. Com uma popularidade batendo no teto e fazendo o seu sucessor – Dilma -, ao contrário de FHC, que amargou derrota com José Serra, a desqualificação do ex-presidente se transformou na razão de ser da direita.

De uma hora para outra, Lula encarnou o mal institucional da nação. É pintado como um pitaqueiro no governo federal e  o homem que atropela as instâncias partidárias do PT, em que pese sua opinião ser acatada democraticamente pelo partido.

De repente, até o câncer do presidente foi estigmatizado como uma estratégia eleitoral.

A briga entre Lula e Dilma é puro desejo confundido com realidade. Nunca existiu.

E o estapafúrdio? acontece… a oposição pede a investigação do ex-presidente sobre o chamado, de modo midiático, escândalo do mensalão.

Lula não será desconstruído.

O carisma do maior líder brasileiro, ao lado de Getúlio Vargas, continuará rondando o Brasil.

Para o desespero dos conservadores.

 

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

8 Responses

  1. Você apenas trabalha em defesa do PT, ou estou vendo coisas. A imparcialidade não faz parte da Carta Potiguar como é dito no seu emblema “Uma alternativa Crítica”, critica para os oposicionista do Lulismo, Dilmismo e Petismo. Abramos o olho, nenhum governante passou pelo poder sem afanar algum.

    Viva ao socialismo!

  2. Marcelo Sales disse:

    Lula é o redentor do povo brasileiro, promoveu a maior revolução social de todos os tempos, reconhecimento internacional, tudo isso tendo que se equilibrar diante da fúria do conservadorismo midiático que tenta impedir que o Brasil encontre o seu destino. Vida longa presidente.

  3. Jéssica disse:

    Adriano, ele afanou, mas afanou na frente de todos e ainda fez alguma coisa pela população brasileira.

  4. Marcel Matias disse:

    Discordo do teor do texto e acho muito perigosa a comparação entre Lula e Getúlio Vargas.
    Getúlio, apesar da face populista, foi um ditador. Sugiro a leitura de “Olga”, de Fernando Morais, e “Memórias do cárcere”, de Graciliano Ramos.
    Sugiro ainda que seja lido o texto disponível em http://www.sinasefe-natal.org.br/noticia.php?noticia=525

  5. Tiago Souto disse:

    Realmente isso é muito complicado. Tenho escrito para Carta Potiguar de forma bastante crítica, mas esses textos apologéticos, desconsideram que no Brasil, segundo os dados do Censo Demográfico 2012 temos 16 MILHÕES de miseráveis, que vivem com menos de R$70,00 por mês, não tem acesso a saneamento, agua tratada, luz elétrica, educação, saúde, NADA, só o corpo para ser explorado. E mais 12 MILHÕES de pobres que se gundo o FMI estão abaixo da linha da pobreza, ou seja, sobrevivem com menos de U$ 100,00 por mês.

    Fica a pergunta… tendo Lula vindo de uma condição social de operário médio, como ele é atualmente um dos maiores asionistas da empresa de comunicações OI?

  6. Paulo Eduardo disse:

    Popularidade não quer dizer nada. O pobre operário ganha seu trocado pelo governo e acha que o governante é bom. Apenas alienação. O mensalão (que vem desde fhc) esteve presente no governo lula! E como! Os maiores líderes do PT estão sendo acusados de peculato etc. Bolsa-família é mais uma compra de voto.

  7. Andreza disse:

    Daniel, leia ” O que é centrismo?” de Leon Trotsky. Irá ajudar…

    bjs

Política

O lugar de Genoino

Política

A Miséria do "Voto Útil": Em defesa do Voto Nulo no Segundo Turno