Rio Grande do Norte, sexta-feira, 10 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 17 de outubro de 2012

Sobre a estrela de Hermano e o processo do PT: os bocós caíram direitinho

postado por Daniel Menezes

O PT disse que irá processar Hermano Morais pelo uso da estrela em sua logomarca de campanha. O Partido dos Trabalhadores alega que a estrela representa um plágio do seu símbolo maior.

De fato, sem o apoio de Fernando Mineiro, que teve votação expressiva no primeiro turno, a vida do PMDB no segundo turno se tornou mais complicada. Mineiro marchará junto com Carlos Eduardo.

Porém, o que fez o PT ao falar em processo para uma coisa banal como essa? Qual a implicação jurídica, fiquei me perguntando. Ora, juridicamente será nulo o resultado.

A intenção não foi jurídica, mas política e os bocós caíram direitinho: criticaram o processo do PT por causa da estrela, mas espalharam que o PT não é Hermano, atingindo o real objetivo da motivação de processar, que é estabelecer uma dissociação clara entre Hermano Morais e o Partido dos Trabalhadores.

No final, fazendo propaganda gratuita, desfizeram o trabalho que o PMDB, arduamente, tenta, sem sucesso, produzir: confundir a cabeça do eleitor e colar o nome de Hermano Morais no de Mineiro.

 

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

5 Responses

  1. Oscar Smith disse:

    Daniel Menezes se vendeu pra aparecer no horário político? Desculpa, mas vc perdeu toda a sua credibilidade ao declarar apoio a um corrupto!

  2. Lucas Novaes disse:

    Espero que o eleitor médio não seja tão bobo a ponto de fazer uma confusão dessas por causa de uma estrela. Sem falar que a estrela do Hermano é colorida, a do PT é vermelha.

  3. Daniel Menezes disse:

    Oscar,

    infelizmente, para o mal dos dominados, eleição é confundida com o espaço da jogatina, do roubo, etc, o que leva aos próprios dominados a não se organizarem e ocuparem os espaços, que acabam sendo ocupados pelo dominantes.
    Eu acredito na via eleitoral e acho que os ganhos são processuais. Não é possível, numa eleição, atingir o céu com um voto. Para mim, CArlos Eduardo é melhor do que Hermano e acho uma irresponsabilidade deixar que Heramno, com um projeto mais conservador, vença.
    A própria esquerda vai encontrar vida mais arejada com Carlos Eduardo.
    Não fujamos do combate, amigo. Abs.
    Vou escrever texto, expondo minhas opiniões e demonstrando as razões para se votar em Carlos Eduardo. abs.

  4. Franklin disse:

    O deputado estadual Fernando Mineiro optou por dar apoio a um dos lados da, segundo ele mesmo dizia no primeiro turno, “arenga inventada”. É vergonhosa a falta de coerência de nossos políticos. Mineiro chegou ao ápice de sua identificação com o eleitorado quando se propôs a combater as duas principais propostas que se apresentavam ao eleitor. Terminado o primeiro turno, declara apoio a um dos lados da briguinha que há pouco condenara. Tudo isso só contribui para desacreditar, ainda mais, a já desacreditada política.

  5. Leonardo Bezerra disse:

    Mineiro teve a chance de levar o PT do RN a um ponto mais
    elevado, teve a oportunidade de colocar o partido na linha de frente, o PT que
    desde 2006 vem sofrendo com alianças com ex-adversários “Alves, Maia e
    Farias” perdeu a oportunidade de se mostrar uma oposição forte, seja ela a
    qual partido fosse. Se de um lado está Henrique Alves e seu projeto pessoal, do
    outro está Carlos Eduardo Alves, que na busca por seu “lugarzinho ao SOL” já trocou de partido n-vezes, além de outros entretantos que fazem dele um ex-prefeito como Vilma, Garibaldi e outros. O que vai ocorrer com o
    próximo prefeito é pegar uma cidade mal organizada, dessa forma qualquer boa-organização será uma melhor gestão que a atual. Natal continuará com suas receitas e incentivos (Copa), ou seja, tanto Hermano quanto Carlos Eduardo estarão cheios de entusiasmo para gerir esses recursos, e a oposição estará ai para fiscalizar, mas parece que os Petistas esqueceram-se do que é ser oposição, ou estão cansados de não alcançarem o ritmo nacional do partido, dessa forma possivelmente veem no PDT de Natal uma forma de crescer, apenas esquece de que esses votos (85 mil) não foram do Mineiro, nem de Fátima, eles foram votos do partido que se viu livre de envolvimento com escândalos e percebeu em 2012 um novo momento, infelizmente invés de optar pela neutralidade, opta por um lado que já esteve no poder e usa do mesmo como trampolim para mais obtenção de mais e mais poder!

Política

Hermano Morais: Silas Malafaia agrega?

Política

Marido de Micarla e mais dois secretários são citados na Operação Assepsia