Rio Grande do Norte, quarta-feira, 08 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 19 de novembro de 2012

Novos Bombeiros do Rio Grande do Norte

postado por Ivenio Hermes

A Determinação de 44 Guerreiros na Segurança Pública

Por Ivenio Hermes

Uma luta de empenhados

“Determinação coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.” Dalai Lama

Não foi por acaso que a comissão empenhada dos futuros soldados do corpo de bombeiros e eu nos encontramos, foi a mão divina que nos colocou juntos no mesmo ambiente, e mesmo independente de fé, de crer ou não crer em uma divindade, nos unimos com um objetivo comum: buscar as vagas que esses homens tinham direito, e como é hábito da administração pública do Estado do Rio Grande do Norte, não basta fazer um concurso na área de segurança pública, é preciso provar que é necessário ser convocado.

Para eles a situação era extremamente desesperadora, faltava pouquíssimo tempo para que o prazo de validade do concurso expirasse e não havia ninguém, nem mesmo dentro do comando geral dos bombeiros, lutando por eles.

Entretanto, ali mesmo na Assembleia Legislativa conversamos e eles me forneceram vasto material de pesquisa que dava para escrever diversos artigos. Eles me ligavam ansiosos, querendo saber quando sairia o artigo, tentei explicar que eu estava ciente dos prazos, mas que eu precisava de uma estratégia argumentativa que surtisse efeito e que eles precisavam se preparar para divulgar o texto. A resposta deles veio como um empurrão de incentivo: “já estamos preparados desde que o deputado o apresentou para nós”.

Os artigos e seus efeitos

“Não se acende uma candeia para colocá-la sob o alqueire; mas se a coloca sobre um candeeiro, a fim de que ela clareie todos aqueles que estão na casa”. Mateus 5: 15

Um escritor precisa que seu material seja divulgado e lido para poder atingir seu objetivo. Se poucas pessoas lerem ou se não tiver a devida divulgação, a comissão que lutava pelo curso de formação, totalmente consciente disso, estava de fato preparada.

Cientes que nem todos possuíam facebook, twitter ou participavam de alguma rede social, eles trataram de inserir suas esposas, mães, amigos e conhecidos no mundo da informática. Fizeram um trabalho prévio de sensibilização e em 8 de novembro de 2011, o dia que saiu o primeiro artigo, o efeito foi incrível: 58 comentários postados diretos no blog, centenas de acessos e colagens em outros blogs.

Dez dias depois, eles celebravam a vitória e eu postava um novo artigo. Desde esse dia, não há um artigo meu que tenha uma curtição de um desses guerreiros, que passam dias sem aparecer por causa do intenso curso de formação profissional, mas sempre estão presentes.

Dentre eles, um se tornou amigo pessoal, provando mais uma vez que pessoas de correntes filosóficas diferentes, podem conviver e serem bons amigos.

Oito meses depois

“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer.” Mahatma Gandhi

Após oito meses de curso de formação, 44 soldados ingressarão no Corpo de Bombeiros do RN. Bravos que venceram cada etapa de um curso difícil, exigente, que prepara homens para se tornarem heróis da segurança pública, que os ensina a valorizar a vida das pessoas acima de tudo.

Na quinta-feira, dia 15 de novembro, feriado, recebi um telefonema inusitado. Era o convite para a confraternização (que foi realizada dia 17) pela cerimônia de formatura, e com ele, outro maior, o convite para a formatura oficial que será realizada dia 04 de Dezembro de 2012. A voz do outro lado insistiu na minha presença e disse algo que até o momento me embarga a voz: “O senhor não pode faltar, o senhor faz parte da nossa história”.

Eu estive na confraternização. Cheguei bem quieto e escolhi uma mesa isolada, e fiquei incógnito. Agora sem cavanhaque, de óculos escuros e um gorro árabe era difícil eu ser reconhecido. Com essa liberdade passei a fotografar as pessoas que um dia comentaram no meu blog, porém tirei os óculos um segundo e fui reconhecido.

Conversei com alguns deles e pedi que não fizessem homenagens públicas a mim, pois eu acredito que sou apenas um instrumento de Deus em todo trabalho que faço. Obrigado (quase) total pelo respeito.

No final me despedi dos formandos assumindo o compromisso de estar dia 4 de dezembro na formatura e ia subindo a rampa para o estacionamento quando um inesperado…

Reconhecimento

“A humildade não necessita de aplausos, nem o dever de reconhecimento, apenas o abraço agradecido de um amigo vale o ouro do triunfo” Esha Nehir

…ia subindo a rampa para o estacionamento quando um inesperado reconhecimento. Alguém do outro lado da mureta da rampa me chamou e perguntou algo que não entendi.

Era um rapaz de cabeça raspada, que certamente era um dos formandos. Como não conseguíamos nos entender devido ao barulho, fomos até o fim da rampa onde finalmente entendi a pergunta: – Você é o Ivenio? Meneei com a cabeça que sim e antes que eu pudesse esboçar qualquer reação fui fortemente abraçado na presença de vários outros formando que se aglomeravam ao meu redor.

O rapaz nunca havia me visto pessoalmente, acompanhou meus artigos, disse que admirava o que eu escrevia e a contribuição que eu dava para a segurança pública potiguar e nacional.

Ele não sabia que eu estaria ali, e que me ver era uma grande emoção. Ele me abraçou diversas vezes, e eu, sentimental, saí dali sem voz, e ao chegar no carro, orei, chorei e me senti pronto para continuar escrevendo. Aquele abraço foi meu reconhecimento.

Conheça as fotos da confraternização dos 44 formandos do Corpo de Bombeiros, visitando o artbook “Novos Bombeiros do Rio Grande do Norte” em <http://migre.me/bWd1G >

A Seguir:

Esse texto é um interlúdio na série sobre a falta de heróis na segurança pública. Em breve estaremos abordando como certos cursos de formação policial e de formação de grupos de elite não cumprem o fim a que se destinam, pois provocam revoltas que culminam na facilitação de desvios de conduta, criação de grupos de extermínio e ainda incentivam a impunidade.

REFERÊNCIAS

HERMES, Ivenio. Deixando a Fogueira Arder. Blog do Ivenio Hermes. Disponível em < http://migre.me/bVNnn >. Publicado em: 8 nov. 2011. (58 comentários)

HERMES, Ivenio. Mensagem de Ânimo. Blog do Ivenio Hermes. Disponível em < http://migre.me/bVNa4 >. Publicado em: 11 nov. 2011. (7 comentários)

HERMES, Ivenio. O Sucesso da União. Blog do Ivenio Hermes. Disponível em < http://migre.me/bVLyP >. Publicado em: 18 nov. 2011. (10 comentários)

HERMES, Ivenio. A Segurança Publica em Conflito. Blog do Ivenio Hermes. Disponível em < http://migre.me/bVNSs >. Publicado em: 01 mar. 2012. (18 comentários)

HERMES, Ivenio. Segurança para Todos. Blog do Ivenio Hermes. Disponível em < http://migre.me/bVMOq >. Publicado em: 15 abr. 2012. (24 comentários)

Ivenio Hermes

Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial. Facebook | Twitter | E-mail: falecom@iveniohermes.com | Mais textos deste autor

Comments are closed.

Cidades

PCC: A Nova Ordem no RN

Cidades

Caminhada Nacional em Defesa da Vida dos Policiais