Rio Grande do Norte, sábado, 27 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 14 de janeiro de 2013

Os Factóides da Secretária de Educação do RN

postado por Carta Potiguar

 E A CUMPLICIDADE CANINA DA IMPRENSA.

 

Por Gustavo Lucena

Servidor Público

 

O desgoverno de Rosalba vem sendo um desastre de gestão, com uma constante troca de secretários de fazer inveja ao desgoverno de Micarla. No entanto, ela mantém intocável a secretária de Educação, mesmo comprovada à falta de capacidade desta em mudar o atual quadro desalentador do ensino público.

Pois bem, mesmo demonstrando nenhuma capacidade técnica e vontade política em melhorar a educação estadual onde realmente deve, a secretária não baixa a bola e demonstrando um ar de ser superior, me passa a sensação de se acha a melhor técnica do mundo.

Pelas entrevistas que costuma dar a imprensa, a secretária parece exaltar p. exemplo, que a educação estadual é a melhor do mundo porque recebeu do governo federal centenas de ônibus escolares (curiosamente, nunca ouvi ela mencionar que o governo federal ajuda a secretaria de educação, como se ela quisesse pegar carona nas  verbas federais vindas para o RN). Outro factoide comemorado exaustivamente foi quando ela conseguiu celebrar um contrato com a empresa que criou o SIGAA na UFRN, como se isso tivesse mudado o ensino estadual da água para o vinho.

No entanto o ápice desses delírios foi dizer que o governo do RN está reajustando o salário dos magistérios para o piso nacional como se fosse um ato de bondade, uma prova de que o desgoverno Rosalba investe em educação, quando na verdade se trata de uma imposição legal e judicial (alguns governos estão perdendo no judiciário seus pleitos contra o piso).

Como podemos ver, é plenamente justificável a permanência da atual secretária da educação, pois ela veste muito bem a camisa do desgoverno Rosalba mesmo que, aos olhos da população, apresente um trabalho pífio sem qualquer efeito prático, já que os professores continuam ganhando muito mal – o próprio piso salarial nacional eu considero um escárnio – e as condições de trabalho e infraestrutura continuam péssimas. E ai de quem reclamar e denunciar tal fato, pois a secretária costuma dar declarações para a imprensa onde nitidamente ela busca jogar toda a culpa pelo caos nas costa dos magistrados e funcionários.

E o pior é que, mesmo diante de tantos factoides – visíveis aos olhos dos mais leigos, a imprensa local em momento algum a questiona sobre os problemas reais da educação do RN, pois os jornalistas – mesmo aqueles tarimbados como independentes – não têm a coragem singela de se indignar aos níveis da grande professora e vereadora Amanda Gurgel, mesmo tendo a pena, a câmera e o microfone a disposição.

Toda entrevista que ela dar para os jornalistas é apenas um reles pingue-pongue, onde a própria secretaria parece se autopromover divulgando suas “realizações”, cujo efeitos na educação do RN não escondem o estado de abandono do Atheneu, o sucateamento criminoso da Biblioteca Câmara Cascudo, o fato de muitos professores da rede estadual estarem afastados por doenças causadas pelo ofício e principalmente, o fato de que o RN continua entre os últimos colocados no ranking do ensino público do Brasil.

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Sociedade e Cultura

Neto Maranhão: morte, vulnerabilidade e desigualdade no Futebol

Sociedade e Cultura

Ciências com fronteiras: A exclusão das Humanidades pelo MEC