Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 18 de janeiro de 2013

Argo

Durante este mês publicaremos críticas dos filmes indicados ao Oscar 2013. Começaremos com Argo, filme dirigido por Ben Affleck.

postado por Mario Rasec

cartazIndicado ao Oscar de melhor filme deste ano e vencedor do Globo de Ouro 2013, Argo se permite uma espécie de mea culpa ao mostrar, no seu prólogo, o golpe de estado orquestrado pelos EUA para por no poder o Xá Mohammad Reza Pahlevi que deixou o Irã na miséria e torturou a população enquanto esbanjava sua opulência ao mundo, o que levou a Revolução Iraniana em 1979, levando ao poder o aiatolá Khomeini. Tal revolução provocou a invasão da embaixada norte-americana no país e a fuga de seis americanos que se refugiaram na casa do embaixador canadense. O filme se baseia na tentativa de retirar esses seis do Irã através de uma estratégia um tanto excêntrica: uma produção de um filme de ficção cientifica falso filmado nas terras iranianas. O nome do filme? Argo.

Affleck tenta a quase todo momento mostrar a fidelidade aos fatos reais que inspiraram o filme, chegando ao pondo de, nos créditos finais, comparar as imagens da sua produção com imagens de arquivo que serviram como base para as respectivas cenas. Mantendo um clima tenso na maior parte da projeção, somente quebrado pelas cenas em Hollywood (que, inevitavelmente, nos dá impressão de um segundo filme), Argo nos prende a cadeira, principalmente nos minutos finais. E se o tom muda totalmente nas cenas em Hollywood durante a produção do filme falso, por outro lado parece nos mostrar uma metalinguagem do cinema como uma máquina de mentiras diante de uma realidade tão brutal. E isto fica evidente na montagem em que o roteiro do falso filme é lido para a imprensa, com alguns dos personagens devidamente fantasiados, em contraste com as cenas no Irã.

ARGO

Entretanto, apesar de ser um bom filme, acho que Argo está sendo superestimado. Pois, a meu ver, o filme não traz nada de tão novo cinematograficamente, e sua mudança de tom brusca ao forçar a diferença de duas realidades (Irã e Hollywood), embora tenha pontos positivos, atrapalha um pouco a fluidez da narrativa. E a sequencia final, embora carregada de tensão, exagera em certos clichês do gênero.

 

Ficha técnica:

Título original: Argo

País e ano: EUA, 2012

Direção: Ben Affleck

Produção: Ben Affleck, George Clooney, Grant Heslov

Roteiro: Chris Terrio

Elenco: Ben Affleck, Bryan Cranston, John Goodman (etc.)

Mario Rasec

Designer gráfico, artista visual, ilustrador e roteirista de HQs. Autor de Os Black (quadrinho de humor) e de outras publicações.

Comments are closed.

Artes

Jumentas de quatro patas

Artes

Tudo é humano, demasiado humano em "Cloud Atlas" (A Viagem)