Rio Grande do Norte, sábado, 27 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 3 de fevereiro de 2013

Nosso Universo Interior

postado por Ivenio Hermes

01 Vitórias e Derrotas DiáriasVitórias e Derrotas Diárias

 

Por Ivenio Hermes

 

A Escala da Emoção

“Às vezes precisamos de momentos sós conosco mesmos para poder reencontrar nossas motivações.” Esha Nehir.

Atualmente vivemos uma era de evolução no tratamento de problemas que afetam o ser humano: a autoajuda. É uma denominação genérica dada a milhares de publicações que viram best sellers de uma hora para outra, alegando soluções milagrosas, métodos revolucionários para a conquista de objetivos, e até curas para males como a depressão, o sucesso no trabalho e outros.

Os milhares de exemplares de livros vendidos curam a falta de dinheiro e promovem o sucesso de seus escritores, isso é certo! Dentro de campanhas promocionais e até turnês de palestras para divulgar seus trabalhos, há um elaborado trabalho de marketing cujo resultado substancial é somente para os envolvidos no processo, entretanto, os consumidores de seus produtos, vivem um curto período de motivação que logo cai no esquecimento.

Certa vez fui convidado para participar de uma palestra de uma famosa escritora que ensinava a manter forma física através da escolha certa de alimentos e opção bem definida por bons hábitos alimentares. Além do fato de se tratar de um tema que me interessa, ainda contava como horas de atividade acadêmica, e nem me questionei em não comparecer.

Fui um dos primeiros a chegar ao auditório e logo vi uma pilha de livros sobre como se alimentar bem, sobre como manter a forma através da alimentação e até um vídeo motivacional sobre o assunto, eram obras da palestrante. Percebi o tom marqueteiro oculto na atividade, mas permaneci para me deixar convencer pelo que ela teria para dizer.

Muitos estão numa procura incessante por serem convencidos de alguma coisa através da ação de outro ser humano. A escala emocional anda tão próxima de um grau nulo que a suscetibilidade ao argumento sem consistência de qualquer um pode afetar o grau de discernimento.

É a fragilidade humana se ampliando nas pessoas pela falta de um encontro com elas mesmas, pois vivem tão envolvidas com os problemas alheios, com os compartilhamentos de material sem objetivo nas redes sociais, que não sobra tempo para elas se conhecerem e nem descobrirem suas verdadeiras motivações.

 

02 Nossas Derrotas DiáriasNossas Derrotas Diárias

“Meus adversários podem tirar tudo de mim, menos minhas convicções e minha fé.” Esha Nehir.

O livro de autoajuda jaz esquecido na estante e a proposta que ele tinha para a vida de quem o adquiriu se tornou mais uma de nossas derrotas. Essas perdas podem resultar em duas atitudes, uma vontade de reagir e vencer ou o primeiro estágio do caminho para a depressão.

Se deprimir é uma tendência do homem moderno que vive flutuando entre presunções de amizade geralmente difundidas pelas redes sociais. Não há substância em dizer que se tem 350 amigos numa rede social virtual se quem afirma isso não conhece verdadeiramente os supostos amigos e nem recebe provas concretas de que a existência deles pode ser um socorro real nas horas de necessidade.

Algumas pessoas se aproximam de outras apenas para conseguirem se beneficiar indevidamente. Numa relação de amizade verdadeira, todos ficam bem, pois os verdadeiros amigos se preocupam e adotam ações de ajuda sempre que percebem um amigo em situação ruim. Não importa o grau de separação, a distância em que se encontram separados, há sempre meios de ajudar.

E algo que os adversários nunca podem tirar, por mais deprimido que uma pessoa esteja, é sua convicção e sua fé.

Enquanto eu esperava pela palestra que me convenceria a comprar os livros (o vídeo motivacional eu não compraria nunca) fiquei pensando sobre minhas motivações para estar ali, quando de repente 3 mulheres entraram e a que foi apresentada como a autora dos livros não possuía a forma física de quem seguia seus próprios conselhos.

Fugindo de um possível preconceito, continuei assistindo àquela senhora falar de obesidade, de tabelas de peso, da relação peso/saúde, enquanto ofegava sem conseguir respirar direito devido ao sobrepeso, um peso que ela pregava que não se deveria chegar.

Assim percebemos mensagens de motivação de quem não pratica aquilo que diz, transformando seu discurso em um pacote bonito, porém vazio. Ao enfrentarmos nossas derrotas diárias, numa sociedade que nos empurra para a depressão, para o desânimo e para o desenvolvimento de diversas fobias, se não buscarmos nossas próprias motivações (aquelas que realmente movem nossa vontade de reagir ou vencer), jamais conseguiremos sobrepujar nossas derrotas diárias.

 

03 A Consistência da VitóriaA Consistência da Vitória

“A fé nós faz ter coragem de realizar saltos impossíveis.” Esha Nehir.

Para cada um há certo simbolismo na vitória, na conquista de algo que se almeja ou na obtenção de sucesso. Contudo, parece haver um acordo tácito entre os homens de que dentro desse simbolismo está a ideia de perenidade, de durabilidade, pois vitórias passageiras costumam ser esquecidas.

A consistência da vitória está realmente atrelada à ideia de tempo? Sou forçado a concordar apenas parcialmente com esse conceito.

Tenho uma fobia a lugares barulhentos, com muitas pessoas falando ao mesmo tempo e cada uma querendo elevar mais ainda sua voz para se fazer ouvir. Em uma praça de alimentação de Shopping Center encontro essa situação desgastante que se amplia com o ruído de pratos e talheres, gritos, músicas e toda uma poluição sonora que não torna um dos lugares mais aprazíveis para mim.

Todavia, frequentemente sou convidado para algumas reuniões e os grupos parecem gostar justamente desses lugares. Analisando minhas motivações para estar naquela reunião, o que minha presença pode trazer de benefício e como posso contribuir para a causa daquelas pessoas, me esforço e compareço, permanecendo do início ao fim sem tentar apressar o ritmo dos diálogos para que o encontro logo termine.

Outras vezes, já fui convidado por pessoas que queriam apenas um encontro casual, um passeio, e não consegui dizer que iria, e de fato nem fui.

As motivações foram as engrenagens motrizes dos movimentos que romperam minha inércia, minha falta de vontade de sair de casa e de enfrentar um ambiente que não me é agradável, pois a fé que eu possuía naquele conclave me dava coragem para saltar em direção a essa pequena vitória minha, que logo se perde no tempo, pois logo é esquecida, mas que pode fazer parte de um conjunto de pequenas conquistas que se tornarão perenes.

 

04 Nosso Universo InteriorNosso Universo Interior

“Nós mesmos criamos as leis do nosso universo interior.” Esha Nehir.

As leis que regem o universo físico são diferentes daquelas que conduzem o equilíbrio do universo etéreo, o universo que existe dentro de nós mesmos.

Em nossa busca por métodos de autoajuda desprezamos que nós mesmos podemos criar as leis que regem nosso universo interior, desde que elas não ofendam aos universos interiores das pessoas com as quais convivemos.

Dentro de nós mesmos e da fé que abraçamos está a resposta para a criação da regência de nosso interior. Se dedicarmos tempo para nós mesmos, para um encontro íntimo com nosso verdadeiro eu, para entendermos nossas verdadeiras motivações e confrontarmos nossos defeitos em ordem de procurar corrigi-los, nosso universo interior terá uma lei que nos beneficiará e trará benefício para toda a sociedade em que vivemos.

Uma boa semana.

Ivenio Hermes

Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial. Facebook | Twitter | E-mail: falecom@iveniohermes.com | Mais textos deste autor

Comments are closed.

Saúde e Bem-Estar

O Infinito Ciclo da Vida

Saúde e Bem-Estar

O escândalo dos planos de saúde: nota oficial da Associação Brasileira de Saúde Coletiva