Rio Grande do Norte, sábado, 18 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 11 de fevereiro de 2013

Por que torço contra a nomeação de um Papa brasileiro

postado por Daniel Menezes

O Papa Bento XVI nem renunciou direito e já há quem torça por um pontífice de origem verde e amarela.

imagesQual seria o sentido de tal cenário? Contração de força política? Pode ser… Mas para quem? Para representar o quê?

Ora, não é de hoje que a igreja concentra o atraso no mundo. Sim, há os que não confirmam a linha. No Brasil recente, tivemos padres progressistas, inclusive, que lutaram contra a ditadura. Porém, não é a regra da instituição em questão.

Acho pouco provável um papa brasileiro vir dos setores mais avançados da igreja. É só olhar para o passado e analisar as últimas indicações. O suposto descendente de Pedro tem postura anti-secular, contra a camisinha, aborto, homossexualidade, etc. É o que a principal organização dos católicos reitera.

Um papa brasileiro significaria o fortalecimento de um censor no nosso próprio quintal. Alguém preocupado em fortalecer o status quo.

Será que já não temos conservadores demais para combater por aqui?

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

3 Responses

  1. Inri Cristo será o novo papa e vc vai é pro inferno!

  2. Leon K. Nunes disse:

    Devia ter desenvolvido mais a argumentação contrária ao fato de um brasileiro tornar-se Papa. O problema é fortalecer a ala inquisidora no país? Então tudo bem se a Igreja praticar sua censura no resto do mundo, desde que estejamos fora disso? É evidente que um Papa brasileiro daria força ao catolicismo no país, mas faz tempo que o catolicismo deixou de ser o baluarte do conservadorismo… além do mais, há bons cardeais brasileiros.

  3. Carlos Jr disse:

    Dom Claudio Hummes e Dom Geraldo Magella são progressistas. Diferente de Dom Odilo Scherer que é muito mais conservador. Diria que mais que o próprio papa.

Sociedade e Cultura

FIES Em Natal: O Tecido do Descaso

Sociedade e Cultura

45 anos "dos Cão".