Rio Grande do Norte, quarta-feira, 08 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 20 de março de 2013

Dilma e o mito da presidente técnica-impopular

postado por Daniel Menezes

“A mulher do homi é dez”, me disse um pescador fim de semana passado. A frase faz todo o sentido porque expressa algo que a grande imprensa tenta negar – a presidente Dilma já é uma líder popular.

Ontem, mais uma vez, O Globo, Folha e Estadão tiveram que veicular a triste notícia (para eles). Conforme pesquisa CNI-IBOPE, o governo Dilma obteve a aprovação de 63% dos brasileiros. A pessoal chegou a 79%, superando FHC e Lula.

Os dados contradizem a ideia, em certo sentido primária, de que Dilma depende, diretamente, da representatividade de Lula. Não se trata de menosprezar o papel desempenhado pelo ex-presidente, que será muito relevante em 2014 (a frase do trabalhador com a qual eu iniciei o texto retrata bem a questão). Mas de desfazer a tese, ainda “subliminarmente” trabalhada, de que a presidente é um “poste”, de que, pelo seu perfil técnico, não tem brilho próprio.

PIBesteira

Outro mito a ser desconstruído é aquele que relaciona, sem ressalvas, crescimento do PIB com a questão do desempenho eleitoral.

Em que pese o baixo crescimento do Produto Interno Bruto, o Brasil vive um cenário de pleno emprego, a condição de vida das pessoas melhorou.

A sensação do eleitor é algo um pouco mais complicado do que tal formulação simplista. A frase do pescador que também o diga.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

One Response

  1. Enquanto os ventos da economia soprarem a favor, possibillitando aos ricos ficarem mais ricos e manutenção das politicas sociais, o PT continuará inabalável no poder. A classe média tradicional continuará a sua choradeira pedindo um pai ( um demo,mas pode ser um tucano) que diminua essa carga tributária extorsiva.O interresante é que a saúde pública há décadas continua cada vez pior,nem falo em segurança pública ou de uma politica habitacional que resolva de fato o defíicite habitacional (que só tem mesmo é promovido a especulação imobiliária) e não essa fantasia propagandeada pelo governo petista.É claro que essas responsabilidades são compartilhadas com os estados,mas em relação a saúde e a segurança o governo federal assume a posição de Pilatos ou fica fazendo meia sola e não resolve o problemma.Como o governo federal está distante de nós parece que sua responsabillidade é apenas de conduzir bem a economia e distribuir bolças sociais e subsidios para grandres empresarios.

Política

Eleições 2014: Missa de São José em Angicos revela novos candidatos

Política

O que nos mobiliza no #BoicoteAcantina