Rio Grande do Norte, terça-feira, 21 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 20 de março de 2013

Eleições 2014: Missa de São José em Angicos revela novos candidatos

postado por Daniel Menezes

A movimentação política de terça feira passou por Angicos. Motivo? Celebração da missa de São José. Para além da questão religiosa e de certo oportunismo presente nessas ocasiões, tais eventos são bons sinalizadores das pretensões de candidaturas para as próximas eleições. Apesar de não duvidar fé de ninguém, é pouco provável que gente de locais distantes tenham comparecido na seca cidadela só para prestar condolências ao santo e rezar por mais chuvas. É nesse sentido – o político-eleitoral – que o acontecimento tem algo a nos mostrar.

Ivan Junior (PP), prefeito de Assu, foi visto por lá. Em resumo, cumpre agenda de quem mira a Assembleia Legislativa do RN. Alias, já enfatizou o desejo de disputar o pleito que se avizinha. Resta saber se aquela bela região do RN suportará duas candidaturas – a do prefeito já citado e a do deputado estadual George Soares (PR), que também retira sua força (votos) do Vale. Há ainda o ex-prefeito de Macau, Flavio Veras (PMDB), que pode ir para cima de Ivan e George.

Maurício Marques (PDT) também respondeu a chamada. Assim como Junior, Maurício deixou a prefeitura, em plena terça feira, para participar do culto. Só um detalhe – Angicos é pertinho de Assu. Parnamirim, prefeitura que Marques lidera, é bem mais distante da terra do bacurau. O liderado de Agnelo Alves já desenha a sua candidatura. AL-RN será o alvo? Federal? Por que não?

Fafa Rosado (DEM e namorando com o PMDB), ex-prefeita de Mossoró, também cumpre abertamente agenda de candidata. Mossoró e região suportam tantos postulantes? Leonardo Nogueira (DEM), deputado estadual e seu marido, já especula não concorrer em 2014.

Resta saber se São José vai ajudar a todos. Enfim…

PS.1. Outros políticos passaram por lá. Mas nenhuma novidade digna de nota.

PS.2. Imagem retirada do angiconoticias.blogspot.com

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

One Response

  1. É COM PESAR QUE PODEMOS CHEGAR A SEGUINTE CONCLUSÃO:NA TERRA DE POTI EM RELAÇÃO A POLÍTICA AS COISAS MUNDAM PARA CONTINUAR…..OS MESMOS GRUPOS POLÍTICOS,AS MESMAS PESSOAS OU REBENTOS DE POLÍTICOS TRADICIONAIS.O GEROGE E O IVAN SÃO HERANÇA DO QUE RESTOU DOS MONTENEGROS DO AÇU.CAPITANEADO PELO MAJOR MONTENEGRO QUE DURANTE DECADAS TRANSFORMOU AQUELE REGIÃO RICA DE POVO POBRE EM FEUDO POLÍTICO DE SUA FAMILIA.

Política

SEMSUR: um gargalo?

Política

Dilma e o mito da presidente técnica-impopular