Rio Grande do Norte, sábado, 27 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 22 de maio de 2013

Carlos Eduardo usa o calendário para agredir população

postado por Dennys Lucas

imageO tempo da agenda eleitoral e institucional.

É certo que Carlos Eduardo tem um calendário em sua mesa,e sabe que este é o melhor momento para realizar qualquer aumento. Se a política fosse somente um jogo institucional e eleitoral, ele estaria certo. Seu lance estaria sendo uma boa jogada, ao menos para ele e seu grupo político – talvez não para a população.

O prefeito sabe que este é o momento de queimar qualquer gordura política, nada que não possa ser recuperada e conquistado mais a frente.

Mas qual o problema? O problema é que não devemos esquecer que na politica existem lados, conteúdos e horizontes. E neste sentido ele começa mal. Escolheu estar contra a população. Nem a licitação ele quis esperar. Soaria até mais afinado se viesse depois ou junto com a licitação. Com benefícios claros suprindo as necessidades e desejos mais imediatos da população. Contudo, a sinalização de Carlos Eduardo Alves deixou claro sua prioridade e suas necessidades.Sua prioridade é ficar bem com os grandes poderes econômicos que agem na cidade. Estes setores formam bancadas de vereadores em eleições em que o poder econômico através do financiamento privado impera. Carlos Eduardo precisa destas bancadas.

A prefeitura está sem recursos e, muito embora o prefeito tenha priorizado a manutenção dos repasses para contratos e contratações questionáveis, político e judicialmente – agora cabe ao mp -, precisará destes recursos e com certeza o recolhimento dos impostos devem aumentar com esta decisão, independente de qualquer relação espúria imaginada pelo senso comum, já que o transporte publico é um dos principais ‘contribuintes’.

Logo, são estes três pontos que levam o prefeito Carlos Eduardo Alves apostar no aumento neste momento e no esquecimento – ou secundarização desta temática no jogo de escolhas e prioridades – da população. Portanto, faz parte de uma estratégia friamente calculada. Se queimar agora e apostar no futuro…

Daqueles que tem priorizado uma agenda eleitoral desintonizada com a população mais carente, alguns tem conseguido dar a volta por cima, outros perderam qualquer lastro, e não conseguiram se recuperar, até porque ficaram reféns do poder econômico, ao passo que as forças políticas sociais não mais o reconheceram.

Somado ao histórico de aumentos sucessivos de passagens em suas administrações, ele começa arriscando muito e nas costas dos mais pobres. Estes deixam de acessar a cidade por falta de ter como pagar a segunda passagem mais cara entre as capitais do nordeste, sendo uma das menores.

Tome lado prefeito!

Dennys Lucas

Comments are closed.

Política

Nota do CAAC acerca dos comentários no Blog do BG

Direitos Humanos

#RevoltadoBusao: UFRN divulga nota "em defesa da democracia e da autonomia universitária"