Rio Grande do Norte, terça-feira, 21 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 23 de maio de 2013

#RevoltadoBusão: tem gente que não aceita que todo mundo seja gente

postado por Daniel Menezes

“Depois de trintas anos de luta, tem gente que ainda tenta criminalizar MST porque este anda com suas enxadas e foices”, frase dita pelo Jornalista Daniel Dantas no twitter.

Verdade, xará. Será que essa galera ainda não entendeu que a foice e a enxada são utilizadas nas caminhadas apenas como um elemento simbólico da luta pelo trabalho e pela terra?!

ricos_e_pobres_fexElas já foram usadas para outro fim durante protestos? Pelo contrário. O que aconteceu e ainda ocorre é o sistemático ataque e assassinato dos Sem Terra no decorrer da história recente.

Talvez, a imprensa pró-seturn até saiba, mas para eles é interessante não saber, ou não contar.

Agora, é um pacifismo de ocasião, bem seletivo. Falam em paz e desarmamento quando o negócio é deslegitimar qualquer reivindicação.

Porém, pedem borrachada e bala contra movimentos sociais pacíficos, como foi a #RevoltadoBusão.

Saiam desse oito!

SUBCIDADANIA

No Brasil a própria condição de ser enxergado como “gente” ainda não está universalizada, argumenta o sociólogo Jessé Souza.

Para o pensador que vem revolucionando a teoria social brasileira, tem gente que não aceita que todos sejam vistos como gente.

É o problema dessa gente – uma elite natalense ignorante, moralista, mas cheia de privilégios – com relação aos movimentos sociais e qualquer atividade que venha debaixo.

Querem a política da concessão magnânima e principesca. Não admitem que conquistas venham da pressão.

Como já disse, não adianta espernear. Novos atores estão entrando em cena. Aumento da renda e da escolaridade geram mais expectativas. É irreversível.

Mas o que esperar de pessoas que quase infartam simplesmente porque empregadas domésticas terão direitos como qualquer trabalhador?

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

MST e #RevoltadoBusão na Prefeitura do Natal

Política

Debate sobre reforma política na UFRN