Rio Grande do Norte, sexta-feira, 17 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 14 de junho de 2013

Haddad demarca diferença em relação a Alckmin

postado por Daniel Menezes

imagesAlgo vinha incomodando quem apoia os protestos em São Paulo (e noutras cidades do país), que tem como pauta o fim do reajuste da tarifa de ônibus e anseia por transporte de qualidade: a aparente similaridade no conteúdo das posições (indiferentes) do prefeito Fernando Haddad (PT) e do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Porém, Haddad começa a deixar claro que joga de modo diverso. Enquanto Alckmin endossou a atuação de sua polícia, quando até jornais conservadores criticaram o modus operandi dos fardados, Haddad chamou Movimento Passe Livre para o diálogo e reprovou violência praticada contra os manifestantes.

Revelando sua concepção sobre o que entende por (não) participação, Alckmin enquadrou estudantes como vândalos. Haddad, seguindo linha contrária, abriu canal de negociação, alias, como deve ocorrer numa democracia. O fato é significativo de como o PT e o PSDB estabelecem relação com demandas da sociedade, em especial, com movimentos sociais.

 

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

One Response

  1. Lucas disse:

    Do meu ponto de vista vejo muito mais similaridades entre eles do que diferenças, Haddad propos uma reuniao unica e simplesmente para mostrar que conversa mas ja afirmou e reiterou diversas vezes que a passagem bem como o transporte caotico permanecerão da mesma forma como agora. Alias a repressão a manifestação contou tanto com o apoio do prefeito bem como do ministro da justiça vale salientar, depois da morte da inês é que esse vagabundo aproveitador vem a publico dizer que é contra os excessos. Descontextualizar essas açoes isoladas da atitude geral do prefeito com relação as manifestações é politicagem barata. E so pra constar, a manifestação é muito mais do que pelas passagens, é uma revolta contra a politica barata tanto do pt como do psdb.

Política

Os riscos da intolerância

Política

Acordem: R$ 0,20 são apenas um detalhe