Rio Grande do Norte, domingo, 05 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 16 de julho de 2013

Dilma, Marina, a antipolítica e a militância

postado por Daniel Menezes

Mais do que nunca Dilma precisa da militância PTista e da esquerda em geral identificada com suas transformações. Não se trata de ver nenhuma catástrofe no fim do túnel. Mas de afirmar um projeto político que vem dando certo na última década.

O crescimento de Marina Silva, conforme pesquisas, se estabelece pelo incremento da antipolítica, antipartidos, apartidarismo.

Não é bom se iludir. Tudo é política, em tudo se toma parte – mais Estado ou menos Estado; bolsa família ou fim do bolsa família; mais verba para educação ou privatização das universidades; mais poder na mão do mercado ou mercados mais regulados. É impossível pairar acima de tais trincheiras.

Tentar negar a política também gera resultados políticos. E pior: produz uma relação de menor controle sobre ela, sobre o rumo de nossas próprias vidas. E o indivíduo caminha a reboque.

Os supostos salvadores da pátria com vassouras na mão, tais como Collor, Jânio Quadros e Demóstenes Torres, mais recentemente, trouxeram desdobramentos objetivos. E não foi o de parir o melhor dos mundos.

A hora é de afirmar a política como geradora de mudanças sociais e rechaçar as fáceis saídas alierçadas no moralismo udenista.

Corrupção se combate com o fortalecimento das instituições. E nunca MP, PF, Tribunais de Conta, Controladorias investigaram tanto.

Mas a corrupção não é tópico central. O problema do Brasil ainda é o de se desenvolver em prol do combate a desigualdade. Não tergiversemos diante disso.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

One Response

  1. Lucas disse:

    Daniel quem tergivesa e mente é voce pra defender a Dilma, pois senao vejamos, Marina fundou o pt, antes mesmo de voce ou eu pensar em politica Marina ja tava no campo de batalha construindo o pt, agora porque nao se submete mais as vontades do lula era virou de direita? deixa te falar o que é direita. direita é a Dilma se sentar na sala oficial de reunioes da presidencia da republica pra rezar com um grupo de cantoras gospel, por falar nisso lembra-se que a borbuleta fez a mesma coisa? direita é a Dilma sucatear a infraero e os aeroportos pra justificar as privatizações dos portos aeroportos e rodovias federais em nome da produtividade e excelencia do serviço, direita é a dilma privatizar a educação superior via universidade para todos com a desculpa de oferecer curso superior para pessoas carentes, onde quem conhece a qualidade das universidades que participam desse projeto sao um mero engodo, diplomas fajutos que nao servem de nada ao inves de ampliar de verdade a oferta nas universidades federais, direita é a dilma fazer acordos com sarney, paulo maluf, o proprio collor e ainda querer justificar como sendo o unico caminho. quer apoio pra reeleger dilma, ta pedindo pro lado errado, nao é a esquerda que vai ajudar a salvar a dilma procura o sarney, ele sim é um bom aliado, ah sim e mais uma vez dilma nao é mais de esquerda

Política

Bandos soltos

Política

Lula no NY Times: A mensagem à juventude do Brasil