Rio Grande do Norte, domingo, 28 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 26 de outubro de 2013

Sobre Vandalismo, Correnteza e Intolerância na Câmara Municipal de Natal

postado por Marcos Dionisio
Por Marcos Dionisio Medeiros Caldas

CMN (4)

Passado o episódio da Ocupação da Câmara, com as lamentáveis cenas de ontem contra jornalistas barras limpas, uma pauta interessante agora seria assuntar sobre a volta da reeleição do seu presidente. Né não? Também seria o momento da CMN começar a cumprir a Lei de Acesso à Informação, divulgando a relação dos servidores e seus respectivos salários. MP, TJ e Governo do Estado já o fazem, porque Assembleia legislativa e CMN também não o fazem? O que tem a esconder da população?

passe livreOs ocupantes, meteram os pés pelas mãos quando usaram da força contra jornalistas sérios, barras limpas. Não se constrói um ambiente de democracia e liberdades pela truculência. O cerco aos jornalistas é semelhante ao protagonizado pela Guarda Municipal e PM em episódios recentes: pura covardia.

Danos ao patrimônio público e à memória de Felipe Camarão não ajuda a garantir o Passe Livre e a mobilidade humana para todos em Natal. E a truculência contra os jornalistas e as pichações serão usadas habilmente pelos assalariados do presidente da CMN para lhe colocar uma inimaginável face de Estadista.

O amontoado de lixo que restou na frente da CMN é bem menor do que o que tem no seu interior “derna” a Operação Impacto. Os conchavos, trocas de nomeações e os pistoleiros de aluguel, só saberemos quando a Lei de Acesso à Informação começar a vogar também “na casa do povo”.

Quando se enfrenta um inimigo, o embate há que ser travado de maneira altaneira e cívica, de cara aberta como bem clivou Dona Maria Prestes e respeitando a diversidade de opiniões e os seres humanos em geral.

A violência, que já foi revolucionária, hoje, serve tão somente para fortalecer os mantenedores do status quo injusto, privado e sedimentar a hierarquia econômica.

camara-farpada-1Não permitamos que as agressões a Silvio e Wladimir e os entulhos e pichações, transformem Dickson num estadista, como Bin Laden fez com o sanguinário Bush.

A CMN, prepara-se para aprovar a possibilidade do presidente reeleger-se. Por mais que tenha tido excessos no episódio, nada se compara a mais esse golpe contra a Democracia, o bom senso e a Cidadania.

A Casa que já contou com figuras cívicas e intelectuais como Érico Hacradt, Sérgio Dieb, Juliano Siqueira e Fernando Mineiro e até Edis de feitio conservador, mas íntegros, como Américo Godeiro e Roldão Diniz, precisa inaugurar um novo tempo. Para tal deve reprovar a reeleição do seu presidente e o vandalismo político que voga entre suas 4 paredes.

Ou se reinventa a política ou a intolerância continuará a fazer seus estragos.

Ou como bem pontuou Bertold Brecht: “Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem.”

_______________

SOBRE O AUTOR:

Marcos Dionísio Medeiros Caldas. Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (RN) e da Coordenação do Comitê Popular Copa 2014 – Natal.

Marcos Dionisio

Marcos Dionísio Medeiros Caldas é Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (RN) e da Coordenação do Comitê Popular Copa 2014 – Natal.

Comments are closed.

Política

A democracia não é suicida: democracia e black blocs

Política

A problemática linha tênue entre discurso e prática como força motriz para a implosão dos movimentos sociais