Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 24 de novembro de 2013

Violência Contra Mulher é Caso de Polícia

postado por Ivenio Hermes

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Por Paoulla Maués

16_Days_Ativism_Violence_Against_Women (2)

Premissa

Para enfrentar o problema de violência doméstica que aflige o núcleo básico da nossa sociedade – a família – é necessário um conjunto de ações que necessariamente perpassam a utilização do Direito Penal.

É verdade que a implementação de políticas públicas voltadas para este tema, em muitas situações, exorbitam o âmbito de atuação da polícia judiciária (já tão assoberbada pelas inúmeras demandas do dia a dia), porém tal fato não a impede de debater, questionar e buscar soluções de forma preventiva e integrada com os demais órgãos da sociedade civil que visem combater esse tipo de violência.

Com base nessa premissa e considerando que na data de 25 de Novembro, é internacionalmente celebrado o DIA MUNDIAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES, a Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte – ADEPOL/RN em parceria com Prefeituras e Secretarias de Assistência Social de alguns Municípios promoverão, amanhã, segunda-feira, dia 25 de novembro de 2013, o evento “Violência Contra a Mulher é Caso de Polícia”.

16_Days_Ativism_Violence_Against_Women (1)O presente evento será realizado com observância ao processo de modernização e eficiência da investigação realizada pela Polícia Civil, hoje uma tendência e necessidade em todo o País para o efetivo combate a impunidade e à redução dos índices de criminalidade, capitaneada inicialmente na obra ”Modernização da Polícia Civil Brasileira – Aspectos Conceituais, Perspectivas e Desafios”, da Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP, posteriormente retomada e consolidada através do Projeto de Lei n. 6690/02 (quando, em seu art. 7º afirma que as polícias judiciárias atuarão de forma integrada com os outros órgãos de segurança pública, demais órgãos públicos e com a comunidade de maneira a garantir a eficiência de suas atividades).

Através desse processo, objetiva-se consolidar novas estratégias para construir um modelo eficiente de polícia investigativa superando práticas, há muito ultrapassadas, que reduzem a atividade policial a um ambiente estritamente processual e cartorário.

Tratando-se de violência contra a mulher, as Delegacias Especializadas ao Atendimento às Mulheres- DEAM’s possuem um papel não só repressivo, mas também pacificador e orientador do ambiente doméstico, possibilitando que as mulheres sejam conscientizadas de que vivenciam um processo de violência, e impeçam que seus filhos reproduzam as transgressões em casa sofridas, no seu convívio social, escola, rua, trânsito, relações interpessoais etc.

A fim de se alcançar este objetivo, a ADEPOL-RN resolveu somar esforços, de forma integrada e articulada com Autoridades Públicas femininas e Representantes das Entidades da Sociedade Civil, a fim de ofertar às mulheres de todo o Estado (esteja em situação de violência ou não), no dia 25 de novembro, ações e palestras de enfrentamento à violência contra a mulher, resgatando sua autoestima, conscientizando-a respeito desse tipo agressão, proporcionando-a discernir se sua realidade insere-se em algum contexto de violência, a partir de uma perspectiva de cultura de paz e exercício de cidadania, como forma de coibir e prevenir a violência de gênero no Estado do Rio Grande do Norte.

anTi_vioLence_agAinSt_woMen_by_x4rsyzt3mE por quê o dia 25 de novembro?

A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta de um grave episódio de violência cometido contra mulheres ocorrido na República Dominicana, durante o governo do ditador Leônidas Trujillo.

Trata-se do caso das irmãs Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”. Essas três mulheres lutaram contra os problemas sociais enfrentados em seu País. Em razão disso, foram perseguidas, presas e brutalmente assassinadas.

Assim, essas corajosas mulheres lutaram por todos os cidadão dominicanos, cobrando das autoridades públicas soluções para os problemas sociais que atormentavam diariamente a vida da comunidade. Era uma luta que transcendia os interesses do gênero feminino, e em razão disto, deram a sua própria dignidade, sua própria vida.

Após tal fato, no ano de 1981, um grupo de mulheres reuniram-se em Bogotá na Colômbia, decidindo que o dia 25 de novembro seria o “Dia da Não Violência Contra a Mulher”, em homenagem às irmãs que sofreram e morreram por lutarem severamente pelos nossos direitos. A partir daí, esta data passou a ser conhecida como o “Dia Latino Americano da Não Violência Contra a Mulher”.

Em 25 de Novembro de 1991 teve início a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, que propôs “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

Os 16 dias iniciam no dia 25 de Novembro e encerram-se no dia 10 de Dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamado em 1948.

Em 1999, a Assembleia Geral da ONU proclamou essa data como o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher”.

16_Days_Ativism_Violence_Against_Women (3)Desde então, 25 de novembro passou a ser uma data de grande valia, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram algum tipo de violência. Violência esta que interfere na vida e no exercício da cidadania das mulheres e no desenvolvimento da sociedade em sua diversidade.

A questão da violência no Rio Grande do Norte tem sido motivo de grandes debates, e uma insistente e expressiva cobrança da sociedade por uma polícia efetiva, que se comprometa tanto com prevenção, como com a redução e controle da criminalidade.

É por esta cobrança que as Delegadas do Rio grande do Norte atuarão preventivamente amanhã em todo o Estado.

Assim, este evento será destinado não só as mulheres vítimas de violência, mas a todos potiguares, assim como as 3 (três) irmãs dominicanas fizeram no dia 25 de novembro de 1960. Como elas, estaremos lutando não só para combater a “violência contra a mulher”, mas também pela “não violência contra toda a sociedade”, utilizando a prevenção como forma de proteção, impedindo que, um dia, possamos também ser vítimas da violência vivenciada no âmbito doméstico e familiar de alguém.

_______________

SOBRE A AUTORA:

Paoulla Maués é Especialista em Ciências Penais, pós-graduanda em Direito Constitucional, Delegada de Polícia do Rio Grande do Norte, titular da Delegacia de Santana do Matos.

Ivenio Hermes

Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial. Facebook | Twitter | E-mail: falecom@iveniohermes.com | Mais textos deste autor

Comments are closed.

Segurança Pública

Conotações da Segurança Pública de Cartão Postal

Segurança Pública

No Final de Semana Mais Um Rio de Lágrimas No Rio Grande De Morte