Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 9 de março de 2014

A Poesia Que o Amor Desperta

postado por Ivenio Hermes
Por Ivenio Hermes

Por mais racionais que tentemos ser, ainda somos todos seres emocionais, algumas pessoas mais, outras menos, mas todos somos movidos por aquele abstrato que nem cientistas nem poetas chegam a um entendimento.

A Poesia Que O Amor DespertaAlguns já se arriscaram em definir sentimentos como impulsos químicos, como reação motora à um estímulo externo ao qual todos respondemos de maneiras individualizadas, e isso ao mesmo tempo que corrobora com a teoria, a descarta, afinal, como sistematizar algo cujo padrão é tão diverso cujas previsão de todas as variáveis é impossível?

Essa intrigante questão é pretendida uma solução pela observação do comportamento, que como forma de ciência também acaba emparedada por grandes obstáculos que são as reações que cada indivíduo esboça quando se vê diante do inusitado, para as quais todo o preparo intelectual, racional e cognitivo se desmantela pelo paradoxo comportamental humano. E tentando burlar essa “coisa emocional”, existem aqueles que tentam disfarçar suas reações emocionais através de eloquentes falas, mas nem a arte da quironomia é suficiente para ajudar a todos.

Em algumas ocasiões nos tornamos vítimas de nossas emoções, como quando somos escravizados pela depressão, pelo pânico ou por uma dor com a qual não sabemos lidar. Noutras situações, os sentimentos nos libertam, como a paz em momentos de aflições ou o amor em momentos de carência… Esses sentimentos e emoções, confundidos pela nossa incapacidade intelectual de mensurá-los e entende-los, são considerados por uns como a nossa maior fraqueza, pois são capazes de trair nossas intenções, mas também são considerados nossa maior força porque nos fornecem a energia para conquistar outros planos em nossa evolução como seres humanos.

Algumas emoções afloram em certas datas especiais, são dores que ressurgem e fraquezas que são expostas. Uns não gostam de natais, outros evitam lembrar das datas em que entes queridos partiram, e mesmo escondidos, uma data marcante expõe aquilo que fica oculto durante dias, meses, anos…

Há quem sofra até em seus aniversários, pois associam a data ao envelhecimento e à senilidade ao invés de dar importância à significação de acúmulo de experiência que vem inserida nessa ocasião festiva, que deve sim ser celebrada pelo desfrutar de mais tempo numa terra onde tantos não tiveram a chance de continuarem vivos. Aos aniversários de nascimento podemos agregar o valor das vitórias conquistadas e também somar as derrotas como componentes do nosso aprendizado, que não teria sido obtido se não houvesse a oportunidade de viver.

Se em ocasiões como aniversários, mesmo convivendo com os dissabores da vida e algumas vezes até vivenciando-os, somos reacendidos pelo amor que recebemos dos amigos, dos namorados, das esposas e dos esposos, dos filhos, de todos aqueles que nos amam, podemos perceber o quanto foi importante ter vivido mais um ano. Pelo o convívio com pessoas amadas e que nos amam em recíproca demonstração desse amor em palavras, ações, pequenos e grandes sacrifícios, mudanças de atitude e adequações, podemos sentir nossa importância, nosso papel na vida delas, que sem palavras, declamam uma verdadeira poesia da gratidão por nossa existência…

birthday_by_stupidstanViver no teu existir

A recompensa de partilhar momentos contigo

É o aprendizado especial da doce experiência

Insubstituíveis dias de paz e carinhoso abrigo

Provas doadas maiores que a própria ciência

 

Eu celebro a vida que tens com tanta beleza

O tempo todo e nessa data especial do calendário

Pois de tantas bênçãos não há maior riqueza

Que poder estar vivo contigo em teu aniversário

 

Recursos não existem para poder ressarcir

Nem moeda capaz de sequer valorizar

O sentimento mais perfeito já concebido

 

Inexiste gratificação pela oportunidade de amar

Alguém cujo valor nunca poderá ser medido

A impagável chance de viver no teu existir

 

O amor até a poesia desperta, num desafio à ciência e ao que ela professa sobre sentimentos e emoções, que eclodem sem precisar de datas especiais nem de momentos escolhidos, pois estão além da razão e da compreensão, dentro de todos os seres, independentes de que eles aceitem ou não.

____________________

SOBRE O AUTOR:

Ivenio Hermes é Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Colaborador e Associado Pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial.

____________________

DIREITOS AUTORAIS E REGRAS PARA REFERÊNCIAS:

É autorizada a reprodução do texto e das informações em todo ou em parte desde que respeitado o devido crédito ao(s) autor(es).

HERMES, Ivenio. A Poesia Que o Amor Desperta. Recanto das Letras. 2014. Crônica poética. Disponível em: < http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4716891 >. Publicado em: 06 mar. 2014.

HERMES, Ivenio. Viver no teu existir. Recanto das Letras. 2014. Soneto de amor. Disponível em: < http://www.recantodasletras.com.br/sonetos/4716887 >. Publicado em: 06 mar. 2014.

Ivenio Hermes

Escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves. Consultor de Segurança Pública da OAB/RN Mossoró. Integrante do Conselho Editorial e Colunista da Carta Potiguar. Colaborador e Associado do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial. Facebook | Twitter | E-mail: falecom@iveniohermes.com | Mais textos deste autor

Comments are closed.

Artes

Cafezinho Imaginário com Carlos Drummond de Andrade

Artes

Fantasmas Cibernautas em Pressupostos de Sabedoria (Parte 1 de 2)