Rio Grande do Norte, quinta-feira, 16 de maio de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 1 de abril de 2014

De volta para o futuro? O eterno retorno da quartelização da sociedade brasileira

postado por Carta Potiguar

Vantiê Clínio — pedagogo, doutor em ciências sociais e anarquista

 

vantieeHOJE, AO DESPERTAR E VER AS NOTÍCIAS, ME SENTI COMO UM PERSONAGEM DO FILME “DE VOLTA PARA O FUTURO”!

 

QUE DIA É HOJE?! 30 DE MARÇO DE 2014, OU 31 DE MARÇO DE 1964?!

 

UNIDADES DAS FORÇAS ARMADAS OCUPANDO FAVELAS NO RIO DE JANEIRO E ANÚNCIO DE QUE ELAS PERMANECERÃO LÁ, NAS RUAS, ATÉ O SEGUNDO SEMESTRE…?!

 

PRENÚNCIOS DE QUE, DURANTE A COPA, O MESMO ACONTECERÁ NAS RUAS DE CIDADES SEDES DO MEGA EVENTO…?!

 

DISCURSOS SOBRE FORÇAS OPONENTES INTERNAS QUE APONTAM UM INIMIGO DOMÉSTICO TÃO TEMÍVEL QUE JUSTIFICA QUE AS FORÇAS ARMADAS EXTRAPOLEM OS SEUS LIMITES (CONSTITUCIONALMENTE ESTABELECIDOS) DE ATUAÇÃO ESTRITA EM CASOS DE AMEAÇAS À SOBERANIA NACIONAL…?!

 

AH… MAS AGORA, O INIMIGO DOMÉSTICO NÃO É MAIS A GUERRILHA URBANA CONSTITUÍDA POR JOVENS ESQUERDISTAS DE CLASSE MÉDIA, E SIM, O “CRIME ORGANIZADO”, CONSTITUÍDO EXCLUSIVAMENTE POR JOVENS CRIMINOSOS COMUNS, NEGROS E, ÓBVIO, POBRES (COLOQUEI ASPAS NO JARGÃO MIDIÁTICO ACIMA PORQUE, NO CAPITALISMO, PARA QUALQUER COISA TER UMA ORGANIZAÇÃO TÃO “TEMÍVEL” ASSIM, SE PRECISA DE TRÊS COISAS: DINHEIRO, DINHEIRO E DINHEIRO… TUDO O QUE JOVENS NEGROS E POBRES NÃO TÊM… SE HÁ CRIME ORGANIZADO, ENTÃO, ESTES JOVENS SÃO, NO MÁXIMO, “GERENTEZINHOS LOCAIS” DE MEGA EMPREENDIMENTOS CUJOS GRANDES SÓCIOS INVESTIDORES, COM CERTEZA, ENCONTRAM-SE BEM LONGE DAS FAVELAS)!

 

vantie3ENTÃO, AS COISAS COMEÇAM A FICAR CLARAS PARA MIM, E VOU ME SENTINDO, REALMENTE, DE VOLTA PARA O FUTURO, AO VER QUE, APESAR DOS FATOS IDÊNTICOS AO DAQUELE ESTADO DE EXCEÇÃO, ESTAMOS EM 2014, PORQUE, ALÉM DO FATO DE QUE, “O INIMIGO AGORA É OUTRO”, HÁ OUTRA DIFERENÇA TAMBÉM: “OS COMANDANTES DA MARCHA SOBRE O ASFALTO AGORA SÃO OUTROS”!

 

NÃO SÃO MAIS GENERAIS ANTICOMUNISTAS MAS… EX GUERRILHEIROS ESQUERDISTAS QUE, EMPOSSADOS NAS FUNÇÕES DE COMANDANTES SUPREMOS DAS FORÇAS ARMADAS, EMPREENDEM UMA CAMPANHA DE MANIPULAÇÃO DE UM SENTIMENTO DE MEDO GENERALIZADO PARA, A PARTIR DAÍ, JUSTIFICAREM A “QUARTELIZAÇÃO” DAS CIDADES…

 

ALIADO A ISTO, ESTES DIRIGENTES PROMOVEM, POR OUTRO LADO, TODO UM DISCURSO E UMA POLÍTICA DESENVOLVIMENTISTA (QUE SEGUE COLAPSANDO CULTURAS TRADICIONAIS E O MEIO AMBIENTE, EM NOME DO PROGRESSO) QUE BENEFICIA MUITO MAIS MEGA EMPRESAS DO QUE AS COMUNIDADES AFETADAS POR TAIS “INVESTIMENTOS” (VIDE A HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE – OU SERÁ ITAIPU? E A COPA – SENDO QUE AGORA SÃO MUITO MAIS DO QUE “90 MILHÕES EM AÇÃO… PRA FRENTE BRASIL, SALVE A SELEÇÃO!”).

 

AFINAL, “ESTE É UM PAÍS QUE VAI PRA FRENTE”, PORQUE, “NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS”, SE VIU ELE SE TORNAR UMA POTÊNCIA, DIGAMOS, SUB IMPERIALISTA DOS PAÍSES PERIFÉRICOS…

 

A ESCOLHA DA DATA DA OCUPAÇÃO MILITAR NO RIO TERÁ SIDO MERA COINCIDÊNCIA? OU UMA IRONIA DOS ATUAIS COMANDANTES CIVIS/MILITARES DO PODER CENTRAL?!

 

 

* RIO DE JANEIRO, 30 (OU 31?) DE MARÇO DE 6…, CORREÇÃO, DE 2014.

 

Carta Potiguar

Conselho Editorial

One Response

  1. Helder Duarte disse:

    A Polícia Militar ocupou a Universidade de Brasília na segunda-feira (31/03/2014) numa pretensa operação de garantia da segurança dos estudantes. Dezenas de viaturas ocuparam o campus… mas hoje já não se via nenhuma polícia por lá.

Política

Nota de luto e luta do Diretório Cental dos Estudantes José Silton Pinheiro

Política

Eleições, redes sociais e pauta negativa no RN