Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 25 de abril de 2014

Sobre o circular-UFRN: mais do que gambiarras

postado por Daniel Menezes
141609

Manifestação em favor da manutenção do “circular do Campus” reuniu, na tarde de ontem, pelo menos 1.500 estudantes da UFRN. Imagem: Tribuna do Norte.

Bom resultado. Após protesto, prefeitura promete manter os circulares na UFRN, além de estudar outras possibilidades postas na mesa como procurar outras empresas prestadores de serviço da região metropolitana para que elas ofereçam mais um carro para compor a frota da integração.

Mas os estudantes precisam de um permanente espaço de interlocução, construção de agenda e controle social sobre o serviço. Os ganhos seriam mais efetivos e seria também um modo de acompanhar mais de perto. É imprescindível ingressar e fortalecer o Conselho de Mobilidade Urbana de Natal.

Será interessante também para a prefeitura, que não entrará, sempre, para apagar incêndio. Ausência de licitação – um marco regulatório capaz de atribuir transparência sobre o transporte público – é garantia de remendo. E a falta de um conselho é certeza de impasses constantes.

Os estudantes não podem viver apenas de docinhos. Não dá para se contentar com tão pouco – promessas e gambiarras com a inevitabilidade de que o problema, logo em seguida, estourará novamente. Sem marco regulatório, não há qualquer garantia jurídica. Apenas frouxos acordos verbais.

A ocupação de um espaço permanente de diálogo e vigilância só fortaleceria o movimento social constituído, que não teria de discursar de longe e sem conhecimento claro de causa. Também não viveria a implorar audiências com a secretária de mobilidade. O conselho gestor é um meio de quebrar a chamada “caixa preta do seturn” e impulsionar a voz dos discentes.

AMADORISMO

A esquerda de Natal vive reclamando da “falta de estrutura”. Mas quando a oportunidade aparece, seus grupos tratam, rapidamente, de não ocupar os espaços. É o ranço anti-institucional e esquerdista.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

A Carteira de Identidade de Advogada

Política

A vontade de ser insignificante do PSTU