Rio Grande do Norte, sábado, 27 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 5 de maio de 2014

O fim da hegemonia Rosado em Mossoró? O cenário pós-eleitoral

postado por Daniel Menezes
142273

Prefeito eleito comemora vitória. Imagem: Tribuna do Norte

O prefeito eleito de Mossoró, Francisco José Silveira Júnior, mandou o seu recado. Além de agradecer pela vitória consagradora que obteve nas urnas, alfinetou: “o povo quer mudanças, rechaça o acordão”.

COALIZÃO

Ele enfatizou ainda que governará para todos e que pretende fazer alterações na sua equipe para acomodar as 12 legendas que o ajudaram na empreitada eleitoral.

CENÁRIO

Com o pleito judicializado, o vencedor, também conhecido por Silveirinha, soube, de maneira sagaz, apontar as melhorias na prefeitura de sua administração interina, capitalizar o anseio de mudança dos mossoroenses, além de realçar a insegurança jurídica da candidatura de Larissa Rosado. Deu certo.

ESTADUALIZAÇÃO?

Apesar de influenciar e sinalizar o enfraquecimento da governadora Rosalba Ciarlini e do PMDB-PSB, dois principais agremiações que apoiaram Larissa Rosado, não é possível fazer uma relação direta entre o pleito municipal de Mossoró com o estadual que se avizinha. Há questões que são autônomas e não podem ser confundidas. Mas o grupo liderado por Henrique Alves sentiu. Tanto que fez uma reunião de emergência a portas fechadas.

images (1)

Larissa Rosado, derrotada em Mossoró, ainda não fez pronunciamento.

QUANTA FALTA DE CORTESIA
Leio que, até o presente momento, Larissa Rosado, derrotada em Mossoró, ainda não reconheceu o revés, não desejou sorte ao adversário e, muito menos, agradeceu pelos votos recebidos. O desrespeito a liturgia pós-eleitoral demonstra um ressentimento apequenado.

VOTO NULO É NULO

Mais de 55 mil votos nulos e brancos. Há quem diga que é uma sinalização em prol da candidatura de Claudia Regina, que acabou sendo impedida pela justiça de participar do pleito. Ora, qual o resultado disso? Nenhum. Voto nulo tem resultado nulo no Brasil.

DADOS OFICIAIS

Franciso José Júnior (PSD)- 68.915 votos (88,32% dos votos válidos)

Larissa Rosado (PSB) – 37.053 votos*

Cinquentinha (PSOL)- 3.825 votos (4,9% dos votos válidos)

Josué (PSDC) – 3.025 votos (3,88% dos votos válidos)

Gutemberg Dias (PCdoB) – 2.265 votos (2,9% dos votos válidos)

Abstenção – 30.429 (18,45%)

Comparecimento – 134.511 (81,55%)

Branco – 4.428 (3,29%)

Nulos – 52.053 (38,7%)

*A validação dos votos de Larissa Rosado depende da decisão sobre o registro da candidatura.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

Verdadeira Esquerda de Natal é referência no parlamento

Política

Cargos comissionados da Prefeitura do Natal recebem aumento. Entenda a importância da medida