Rio Grande do Norte, sábado, 27 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 11 de julho de 2014

Nota de apoio a transparência e fiscalização das pesquisas eleitorais

postado por Daniel Menezes

setaA atitude do candidato a governador do Rio Grande do Norte, professor Robério Paulino (PSOL), que entrou com uma representação junto ao Ministério Público, pedindo maior transparência na feitura e publicação das pesquisas eleitorais veio em boa hora.

É preciso ter a exata consciência sobre o papel desempenhado pela publicização das sondagens em época de eleição. Há, inclusive, uma vasta literatura especializada sobre o tema, que visa compreender o real impacto e a importância da regulação do mercado e uso político de levantamentos eleitorais. Tive a oportunidade de me aprofundar sobre o assunto em pesquisa de doutorado recém concluído no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. O estudo está publicado com o seguinte título: “Sondagens, voto e democracia: pesquisas eleitorais nas eleições municipais de Natal/RN – 2012”.

O Instituto Seta se coloca à disposição para contribuir com a construção efetiva de medidas que produzam o incremento de transparência na confecção e divulgação das pesquisas eleitorais. Democracia não combina com escuridão.

 

Daniel Menezes – Cientista Político

Diretor do Instituto Seta

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

Comments are closed.

Política

Wilma de Faria, a eleitora de Eduardo Campos

Política

A Copa e a Democradura - Parte II