Rio Grande do Norte, domingo, 28 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 5 de setembro de 2015

Conferência UFRN discute Identidade e Política de Segurança Nacional

postado por Carta Potiguar

(627574398) CONFERÊNCIA NUECS - LAURA LIMA-page0001

A UFRN receberá nesta próxima quinta-feira, 10/09, a conferência da pesquisadora e consultora técnica da ONU, Laura Lima, que discutirá as conexões entre a Política de Segurança Nacional no Brasil e a produção da identidade brasileira. A autora tem se dedicado a estudar o pensamento brasileiro em segurança entre 1930 e 2010, com o objectivo de explorar a relação entre intelectuais e a produção de conhecimento no Brasil, fazendo uso dos conceitos de modernização conservadora (Gramsci) e da Teoria Emocional da Ação (Jessé Souza). A produção do conhecimento no Brasil está ligada não somente a um conjunto específico de idéias acerca da identidade brasileira e da realização do Brasil como potência global como também é tributária do lugar social e político dos intelectuais brasileiros.

Laura Lima é historiadora, graduada pela UFRN, e Doutora em Relações Internacionais e Segurança Internacional pela Aberyswtyth University. Trabalha na Aliança de Cidades (Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos) em Bruxelas onde gere programas ligados ao desenvolvimento urbano e investiga programas de prevenção de violência em favelas do Quênia, África do Sul e Brasil.

O título da conferência, organizada pelo Núcleo de Estudos Críticos em Subjetividades e Direitos Humanos (NUECS-DH), é “Para Inglês Ver: A autoimagem da brasilidade e a Política de Segurança Nacional no Brasil”.

Data: 10/09/2015

Horário: 9h

Local: Auditório BCZM (Biblioteca Central da UFRN)

 

 

 

 

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Artes

VIADINHO É O FILHO DO VIZINHO

Sociedade e Cultura

O discurso do "bandido bom é bandido morto" também vitima policiais