Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 16 de novembro de 2018

Escritor moçambicano lança livro em Natal

postado por Leonardo Dantas

Neste sábado (17) o performer moçambicano Tsumbe Maria Mussundza lançará seu livro em Natal a partir das 19h no Bardallos Comida e Arte. O livro é uma ode à sua mãe Maliya, anciã em Moçambique que, aos olhos do autor, possui duas mãos: a da vida e a da morte, em uma relação de ancestralidades e memórias com a dança Gule Wankulu.

Tsumbe Mussundza é escritor, poeta, dançarino, coreógrafo, arte-educador e percussionista. Um multiartista moçambicano, radicado em Pernambuco. (Foto: Fernando Azevedo)

O Gule Wamkulu é uma dança ritual ancestral, praticado pelos Chewa no Malawi, na Zâmbia e em Moçambique. No livro, Tsumbe atualiza questões que habitam seu corpo em um cruzamento entre as experiências de sua vida e as urgências do contexto sócio-afetivo-político, e o faz trazendo não somente informações, concepções e conceituações pertinentes mas, principalmente, inserindo o leitor em uma experiência “real” de imersão de um pensamento, com raciocínio e redação que o colocam em uma vivência descolonial no tratamento do tema na dança.

Marília Negra-Flor é compositora, educadora e pesquisadora em danças negras. (Foto: Divulgação)

Na ocasião do lançamento, ocorrerão duas apresentações musicais. Marília Negra-Flor, compositora, educadora e pesquisadora em danças negras traz sua apresentação musical autoral com um repertório repleto de ritmos populares afro-brasileiros, ijexá, maracatu do baque virado, coco de zambê, dentre outros, tendo como grande influência a cultura afro-religiosa.

Felipe Nunes é músico, compositor, poeta, historiador e traz o show “África Brasil”. (Foto: Divulgação)

A outra apresentação musical fica por conta de Felipe Nunes, músico, compositor, poeta e historiador com “África Brasil”, onde percorre o universo afro da música brasileira, trazendo canções de compositores como Baden Powell, Mateus Aleluia, João Bosco, Caetano, dentre outros, além de suas canções autorais ambientadas no universo afro-brasileiro. A entrada colaborativa custa apenas 10 reais.

Serviço

 

 

Lançamento do Livro “Gule Wankulu” de Tsumbe Mussundza

Horário: 19h
Local: Bardallos Comida & Arte
Atrações: Marília Negra-Flor (Motumbaxé, Motumba) e Felipe Nunes (África-Brasil)

Leonardo Dantas

Comments are closed.

Artes

Escritor busca financiamento coletivo para seu novo livro de poemas

Artes

Tingo Lingo: Cavaco Chinês nas telonas de Gostoso