Rio Grande do Norte, segunda-feira, 29 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 2 de agosto de 2019

Anatomia do Simbólico é a exposição de cerâmica de Jean Sartief

postado por Carta Potiguar

No dia 06 de agosto, às 19h, abre a exposição ANATOMIA DO SIMBÓLICO, do multi artista e poeta Jean Sartief. Cerâmica é seu novo mergulho e nos apresenta uma mostra do trabalho que veio desenvolvendo no ateliê da consagrada ceramista Ana Antunes. A exposição abre para visitação pública no dia 7 de agosto e fica disponível até o dia 02 de outubro. A mostra é possível pela quinta edição do Edital Cultura Galeria do SESC RN 2019 que abriu no final do ano passado selecionando os artistas desse ano.

Artista Jean Sartief

Ao falar da exposição o artista ressalta todo o encantamento do processo artístico. “A cerâmica é uma técnica ancestral e mesmo com toda a tecnologia que temos hoje, precisamos da mão na argila para dar feitura as peças e isso nos possibilita um processo totalmente diferente. A cerâmica tem um tempo próprio de feitura…nada é pra já! Além de ter inúmeras situações inesperadas que podem interferir na obra como a pintura, a queima… Esse estado de permanente descoberta deixa-nos abertos ao novo.”. Ressalta o artista que se redescobriu na técnica, mas ressalta que há muito caminho pela frente. “Se eu fosse fazer essa exposição hoje, já seria diferente porque a cada dia vamos amadurecendo, aprendendo um pouco mais…aprimorando o olhar, a técnica”.

A exposição

Anatomia do Simbólico é composta de 24 peças em cerâmica que retratam o coração como órgão humano metaforicamente envolto em inúmeras simbologias populares, mas com o toque preciso de intervenções contemporâneas que a retiram do banal e propõe um significado mais contextualizado com as emoções cravadas nas ações e situações de hoje.

A exposição, com montagem e design do arquiteto Ciro Figueiredo e curadoria de Sânzia Pinheiro, está dentro de um percurso artístico de Sartief, que em 2004 começou a registrar fotograficamente o ícone do coração nas situações mais inesperadas ou cotidianas das ruas de Natal…a partir daí foi registrando em cada cidade que viajava pelo Brasil. Alguns anos depois, esse material foi base para um processo de pintura e agora passados 15 anos surge em seu trabalho cerâmico com uma leitura artístico onde se vale de inúmeros materiais além do barro para criar suas peças. As obras em cerâmica pura, com vidrados, técnicas de queima especiais estão lá como também um núcleo temporal que aborda o começo do processo com as fotografias e a pintura.

SESC

A Galeria Sesc é o único espaço cultural de Natal e um dos poucos do estado a disponibilizar mediadores em arte visuais durante o período das exposições. Os profissionais contextualizam o espectador sobre as obras e o artista, além de desenvolver ações de arte-educação com o público, incluindo grupos escolares, de idosos e ONGs.

Ainda dentro dos projetos de cultura, o Sesc realiza o Combo Cultural, que leva turmas para uma visitação mediada na Galeria Sesc Cidade Alta, exibição de filmes e bate-papo sobre arte e literatura na biblioteca do Sesc Rio Branco. O combo também ocorre na unidade Sesc Zona Norte, com as ações na biblioteca, contação de histórias e CineSesc. Para agendar um combo cultural, é necessário entrar em contato com o setor de cultura através do e-mail cultura@rn.sesc.com.br .

Serviço:

O quê? Exposição “Anatomia do Simbólico” estreia na Galeria Sesc

Onde? Galeria Sesc Cidade Alta | Rua Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta, Natal-RN

Quando?
Vernissage: 06 de agosto |19h | Aberta ao público

Exposição: 07/08 a 02/10 (exceto finais de semana e feriados), das 9h às 19h

Acesso gratuito

Carta Potiguar

Conselho Editorial

Comments are closed.

Artes

“Da corte ao canto do sertão”: mostra fotográfica sobre quadrilhas juninas

Artes

Bolsonaristas agridem ator potiguar com pedrada, gritos e palavrões