Rio Grande do Norte, domingo, 28 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 27 de agosto de 2021

A difícil escolha de Jair.

postado por Bruno Goncalves

Próximo de completar quatro anos de mandato, o atual presidente da republica tem mostrado que além de incompetente para o cargo, é um verdadeiro desastre para os assuntos sérios da nação, de modo que em todas as oportunidades que o dito cujo teve para mostrar que ao menos tinha uma postura de liderança, ele simplesmente se envolveu em polemicas desnecessárias dando ouvidos para pessoas sem o mínimo preparo para os assuntos que realmente importam e que de fato fariam diferença na vida do sofrido povo brasileiro.

Além da clara negligência em relação a pandemia e seus desdobramentos, esteve na pauta de Jair temas irrelevantes como “guerra cultural”, caça aos comunistas ( se é que existe algum), ataques as minorias, ataques aos outros poderes da república sem motivos aparentes e muitas outras futilidades, usando essas digressões para criar cortinas de fumaça e assim deteriorar as instituições, aprovar privatizações muito duvidosas, liberação de verbas parlamentares, e medidas provisórias que beneficiariam apenas a parcela mais rica e doentia do país.

Como olhar um retrospecto calamitoso desses e ainda ter alguma simpatia por um político de tamanha mediocridade? Talvez as indagações desse pobre escriba que vos fala sejam respaldadas na psicologia, Síndrome de Estocolmo poderia ser a resposta, uma relação de amor bandido ou até mesmo a verdadeira face de uma porcentagem grande da população que acreditou e elegeu esse discurso de ódio. O fato é que ele está aí e não há um movimento e/ou interesse claro e real do Congresso Nacional e de muitos partidos políticos (inclusive da esquerda/oposição) em um eventual processo de impedimento, o cálculo político feito por algumas lideranças partidárias necessita diretamente de Jair sentado na cadeira da presidência para alcançar seus objetivos.

Enquanto isso, o inapto presidente continua sua maratona de absurdos e impropérios e se preparando para um golpe, talvez em sua limitada percepção essa seja a única saída para se safar da cadeia. Mas, provavelmente essa atitude será o passaporte adiantado para ver o sol nascer quadrado. O golpe não terá sustentação política, judicial ou respaldo perante a opinião pública nacional e internacional. O país seria alvo de sanções econômicas e processos nas mais diversas cortes internacionais, a economia que já anda capengando seria ainda mais abalada com a fuga de capitais, e esse liberalismo de faixada de Paulo Guedes certamente arruinaria a já cambaleante economia nacional.

Jair está em uma encruzilhada, ou ele tenta da um golpe para permanecer no poder e inevitavelmente ser preso, ou ele aguarda o andamento das inúmeras investigações que correm no STF e no congresso e acaba sendo preso também.

A única chance de ele escapar da prisão seria o suicídio, mas um homem sem honra e sem caráter tipo o presidente, jamais cogitaria essa hipótese, ainda que fosse a única forma de causar alguma comoção perante sua claque de apoiadores fanáticos. Bolsonaro seria alçado como um mártir, e se tornaria um falso símbolo contra o establishment.

Bruno Goncalves

Proletariado, formado em Logística e formando em Comunicação Social UFRN.

Comments are closed.

Crônicas

Terça-feira, 7 de Setembro: o grande ensaio golpista

Política

Enfermagem: Sacrifício sem reconhecimento.