Rio Grande do Norte, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Carta Potiguar - uma alternativa crítica

publicado em 21 de fevereiro de 2012

Por que a imprensa gosta tanto de Edivan Martins?

postado por Daniel Menezes

Edivan Martins, presidente da Câmara Municipal do Natal, está nos braços de um grupo muito seleto, o da imprensa. Depois que assumiu a prefeitura, em decorrência das férias de Micarla, que se mandou para a Disney, o “Valeu Boi” vem figurando nas principais colunas políticas do RN.

De acordo com os jornalistas, Edivan se movimentou tanto nesses poucos dias em que está a frente da cidade, que é possível ver mais atividades produzidas do que nos três anos de (não) trabalho de Micarla de Sousa. “Serão 3 anos em 12 dias (tempo em que ele ficará no lugar da borboleta)”, disseram os jornalistas em coro. Um desavisado pode até imaginar que em apenas 12 dias os buracos desapareceram, todas as crianças foram matriculadas na escola e o apagão administrativo já se encontra resolvido.

O que faz, cabe perguntar, a imprensa gostar tanto de Edivan Martins e resistir tanto a Micarla de Sousa? Edivan é da base da prefeita, dá sustentação a ela na CMN e, até o presente momento, não contrariou os interesses do Partido Verde, que a prefeita lidera no RN. É, portanto, também responsável pelo status quo municipal. O que justifica tamanha diferença de tratamento?

OBA-OBA

Edivan aproveita para fazer sua parte. Agradar. Porém, o oba-oba é completamente desmedido.

CONSELHO

Conforme um acaciano, o truque estaria nos atrasos da prefeitura para com os órgãos de imprensa. Além da estratégia errada, de “valorizar” determinados jornalistas e blogueiros em detrimento de outros, profissionais da comunicação estes que não formam opinião há muitos anos. Faz tempo que a prefeitura não paga as agências de publicidade e as suas propagandas alojadas em blogs, sites e Tvs nos prazos previstos.

Paulinho Freire, quando assumiu a prefeitura temporariamente, foi sucesso de crítica e público justamente por colocar tudo em dia.

Talvez resida aí a diferença entre Micarla e Edivan. Controlando a verba da publicidade da CMN, o presidente da câmara sabe que atrasar o pagamento da propaganda é suicídio político.

REELEIÇÃO

A viagem de Micarla, em que pese a regularidade com que se afasta da prefeitura, é sinal mais do que evidente de que não disputará a releição. Abandonar a cidade durante o carnaval é a consagração do descaso.

PV

Sem a prefeitura, Micarla já pode alimentar a possibilidade de perder a liderança do Partido Verde no RN para outro membro da agremiação com mandato. Paulo Vagner, Gilson Moura ou mesmo Edivan Martins não pensarão duas vezes.

CARNAVAL

Como é que Natal consegue fazer um carnaval mais fraco do que cidades como Macau, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Caicó, Parnamirim, Guamaré, etc?

A história da falta de tradição não se justifica. Até pouco tempo atrás, Caicó tinha carnaval minguado. Foi só investir e organizar algo diferente que tudo mudou.

O mais provável é que o apagão administrativo secundarize a diferença orçamentária.

Daniel Menezes

Cientista Político. Doutor em ciências sociais (UFRN). Professor substituto da UFRN. Diretor do Instituto Seta de Pesquisas de opinião e Eleitoral. Autor do Livro: pesquisa de opinião e eleitoral: teoria e prática. Editor da Revista Carta Potiguar. Twitter: @DanielMenezesCP Email: dmcartapotiguar@gmail.com

3 Responses

  1. David_rego84 disse:

    ótimo artigo, Daniel 😀

  2. Ivana_mls disse:

    Me parece que um pequeno feito desse “prefeito de 12 dias” passou despercebido da imprensa. Ele, na sexta-feira, véspera de carnaval soltou uma bombinha na rede municipal de ensino, atingindo 25 gestores de CMEIS que de surpresa souberam que estavam exonerados. Assim…sem justificativa, aliás, com uma boa justificativa, essa dada pelo secretario da educação o também 1º Vice – Presidente Estadual do PV/ RN:
    Walter Fonseca : ” – A prefeita precisou dos cargos de vocês.” Para eles, essa resposta é suficiente para exonerar gestores competentes e nomear “cabos eleitorais”. A qualidade da educação…? Isso é problema de quem?

  3. Lima disse:

    Acredito nisso tambem. Prefeito bom? Não faz parte do “sim senhora”? kkkkkk

Política

O #ForaMicarla e como o discurso dominante constrói algozes!

Política

Rosalba Ciarlini, cadê o projeto?